Informar

Cuidados com a pressão alta vão além do consumo moderado de sal

Por:
Hipertensos devem medir a pressão frequentemente em casa

Uma em cada quatro pessoas que vivem nas capitais do Brasil sofrem com hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A hipertensão é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte e fica acima dos limites considerados normais para a idade.

A pressão arterial é considerada ótima quando os valores são de  120 por 80 mmHg ou “12 por 8” cm de Hg. Mas, quando esta pressão está persistentemente maior que 140 por 90 mmHg ou “14 por 9” cm Hg ela é considerada alta.

Muitas vezes, a pressão alta não tem uma única causa bem definida e também não dá sinais, por isso, é considerada um inimigo invisível. No entanto, algumas causas são conhecidas e o consumo de sal em excesso é apenas uma delas.

A maioria dos casos de hipertensão são hereditários, há também casos em que distúrbios de tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal aumentam a propensão a ter pressão alta. Alguns cuidados, no entanto, podem ser determinantes no controle da pressão alta. Conheça alguns deles:

1.Emagrecer, caso esteja acima do peso;

2.Reduzir o consumo de sal e embutidos e enlatados;

3. Evitar alimentos gordurosos;

4. Praticar atividade física regularmente após adequada avaliação médica;

5. Não fumar;

6. Moderar o consumo de álcool;

7. Controlar o diabetes;

8. Evitar picos de estresse no dia a dia;

9. Medir a pressão arterial com regularidade, mesmo em casa (pessoas com casos na família ao menos duas vezes por ano);

10. Manter os níveis de glicose adequados e verificar como está a saúde dos rins.

Leia também: