Série de exercícios para fortalecer a coluna e corrigir a postura

Informar

Desafio fitness propõe 30 dias de prancha para definir o abdômen

Por: Redação

Sustentar o corpo com os pés e as mãos apoiados no chão não é nada fácil, mas o resultado desse exercício vale a pena e é o que tem feito muitos adeptos da malhação a encarar o desafio “30 dias de prancha”.

A proposta é bem simples, mas exige comprometimento. Durante 30 dias, a pessoa reserva um tempinho do seu dia para fazer o exercício. Os níveis de dificuldade são crescentes, e – no último dia – a pessoa estará fazendo 5 minutos de exercício.

Confira o plano do treino:

O desafio começa com apenas 20 segundos de treino

O segredo do desafio da prancha ou plank challenge (nome em inglês) é começar no nível leve e ir aumentando gradativamente a cada dia. O treino isométrico combina resistência e contração muscular, trabalhando toda parte central do corpo e sendo, assim, um dos exercícios mais eficazes na definição dos músculos abdominais.

Por conta do sucesso do desafio em vários países, existem até aplicativos que dão uma ajudinha na hora de cumpri-lo. Conheça alguns aqui, aqui e aqui.

Vantagens de fazer esse exercício:

Melhora a postura

Durante a execução do exercício são acionados grupos musculares que ajudam a aumentar a estabilidade da coluna, melhorando, assim, a postura.

Previne lesões

Por trabalhar no fortalecimento dos músculos abdominais, da região lombar e do quadril, a prancha ajuda na prevenção de lesões na hérnia de disco, na coluna e na lombar.

Melhora o equilíbrio

Como a pessoa precisa manter-se estabilizada por um tempo na mesma posição, se apoiando, muitas vezes, em uma perna só, com o tempo, ela melhora seu equilíbrio.

E aí? Animado a começar? Se você tiver algum problema de saúde ou não se sentir em condições de realizar o exercício, consulte a opinião do seu médio antes de começar.