Conheça 5 truques para largar o cigarro

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que aproximadamente 7 milhões de pessoas morram todos os anos em decorrência de problemas causados pelo cigarro. Pelo mesmo motivo, as despesas anuais para famílias e governos ultrapassam U$ 1,4 trilhão em todo o mundo.

Aprenda truques para parar de fumar

Essas informações são frequentemente divulgadas e provavelmente você não encontrará um só tabagista que desconheça os malefícios do tabaco. Então, por qual motivo todas essas pessoas continuam fumando?

Além de aproximadamente 4.7000 mil substâncias tóxicas inaladas a cada tragada, o cigarro também leva nicotina, uma substância que causa forte dependência. Como o vício é intenso, qualquer truque disponível é bem-vindo. Quer tentar? Leia, abaixo, cinco dicas para parar de fumar.

  • Procure por novos prazeres
Procure por novos prazeres, mesmo que seja um bem simples

A nicotina, é claro, dá prazer ao fumante. Esse é um dos motivos pelos quais o cigarro fica “melhor” pela manhã ou depois de passar muito tempo sem fumar. O cérebro, que ficou algum tempo afastado dessa substância, fica aliviado ao receber uma boa dose de nicotina.

Por isso, desde o primeiro minuto sem cigarro, é importante buscar por novos prazeres. Além da parte química do vício em cigarro, existe o hábito de fumar. Tente adicionar outro costume prazeroso para preencher a lacuna do antigo.

Medite, baixe um jogo no smartphone, estoure plástico-bolha. Não importa o que você faça, busque algo que ocupe sua cabeça e dê prazer.

  • Coma alimentos saudáveis
Chame os amigos e aproveite o seu “novo” paladar

Lembra-se daqueles novos hábitos prazerosos que citamos acima? Pois bem, muita gente escolhe alimentos ultracalóricos para compensar a falta do cigarro e, consequentemente, engordam visivelmente depois de parar de fumar.

Vale lembrar que o cigarro prejudica o paladar. Aos poucos, a percepção dos sabores volta ao seu “estado natural”, revelando o verdadeiro gosto dos alimentos. Procure por comidas saudáveis –elas estarão mais apetitosas–, mas não se prive de saborear um chocolatinho de vez em quando.

  • Faça exercícios
Faça exercícios ao ar livre

Parar de fumar, não se engane, é uma grande mudança de vida. Se você não frequenta uma academia ou pratica atividades físicas regulares, esse é um o momento ideal para começar. Use esse embalo para ganhar mais autoestima e aumentar os níveis de serotonina.

Estipular metas, como correr um quilômetro adicional ou levantar mais peso, ajuda a manter o foco e a combater a abstinência (e o mau humor que acompanha o ex-fumante nesse período).

O espelho pode ser um bom aliado contra o tabagismo. Perceber as mudanças na aparência e avanços na forma física serão de grande valor contra possíveis recaídas.

  • Conte o dinheiro que guardou
Descubra o quanto você realmente gasta com cigarro

Você sabe o quanto gasta com cigarro por mês? Faça uma conta rápida de cabeça. Para que esse valor não fique para sempre no “eu acho que“, depois de parar de fumar, coloque o dinheiro de cada maço de cigarro que você compraria em um “porquinho”.

Estipule uma data para abri-lo –um ano sem cigarro, por exemplo. Você vai se surpreender (e se divertir) com o resultado.

  • Use a tecnologia a seu favor
Use o smartphone contra o cigarro

Fazemos quase tudo com a ajuda de um smartphone. Pedimos comida, carona, roupas, serviços e mais uma infinidade de coisas por meio de aplicativos. Isso não é diferente para combater o tabagismo.

Existem muitos apps que podem ser úteis para conseguir largar de vez o cigarro, mas lembre-se: ninguém para de fumar sem uma boa dose de força de vontade.

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