Mau humor de leve a severo: o que fazer para aliviar

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Estes são os fatores que te fazem comer mais

O impulso de comer além da conta pode ter boas explicações

Por: Redação
homem comendo hamburguer
Crédito: gilaxia/istockComer com pressa faz comer mais

Os pesquisadores descobriram que existem causas biológicas, psicológicas e até mesmo ambientais, que fazem nos sentirmos mais famintos e comer mais. Compreender as causas pode ajudar a combater esses gatilhos de apetite e evitar os excessos.

Confira alguns:

Privação e sono

Dormir tempo insuficiente faz com que o organismo funcione de maneira desordenada, atrapalhando as funções endócrinas e metabólicas. Isso pode perturbar os hormônios que regulam o apetite, aumentando o que causa fome e diminuindo o que suprime o apetite.

Pesquisas mostram que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite consomem mais calorias no dia seguinte, em comparação com pessoas que dormem sete horas ou mais. Essas calorias extras podem vir de refeições mais calóricas para manter a energia mais alta, assim como a ingestão mais frequente de açúcar e cafeína.

Consumo excessivo de carboidratos refinados

sdominick/istock
Crédito: sdominick/istockCarboidrato não sacia por muito tempo

Uma das fontes de carboidratos refinados é a farinha branca, que é encontrada em muitos alimentos à base de grãos, como pão, macarrão e doces. Como os carboidratos refinados não têm fibra de enchimento, seu corpo os digere muito rapidamente. Esta é uma das principais razões pelas quais você pode estar com fome frequentemente.

Comer com pressa

Ao comer muito rapidamente, não mastigamos direito e não dá tempo do cérebro percever que está satisfeito. Isso acaba provocando uma ingestão calórica maior. Por outro lado, comer devagar e mastigar bem dá ao seu corpo e cérebro mais tempo para liberar hormônios de saciedade.

Tédio

A comida muitas vezes é o fator que chega para preencher quando o tédio se instala. Mesmo que não esteja com fome, a comida funciona como ferramenta de distração. Evite isso procurando atividades para manter sua mente e suas mãos ocupadas, como ler, tricotar ou terminar um jogo de palavras cruzadas.

Desidratação

Se você perde o controle sobre a comida, já prestou atenção se está bebendo água suficiente durante o dia? Um dos sinais de desidratação do corpo se apresenta como fome, te induzindo a procurar por comida e não água.

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