Dinacharya: como sua rotina influencia na sua qualidade de vida

Informar

A importância da respiração para lidar com o estresse

Por:
A respiração aprendida nas aulas de Pilates ajuda a controlar o estresse

Nem sempre damos a devida atenção a nossa respiração. Ela é o primeiro e o último ato que fazemos nas nossas vidas. Uma ótima oportunidade de aprender como fazê-la de forma correta, está presente nas aulas Pilates. Fábio Akiyama, que é fisioterapeuta e instrutor de Pilates e Treinamento Funcional.

A respiração é o ponto chave da Contrologia e um dos mais importantes, segundo o próprio Joseph Pilates. Por meio deste ato tão automático, conseguimos ajudar o corpo em diversos fatores, um dos mais significativos é a organização do sistema nervoso neuro vegetativo, ou podemos dizer, do equilíbrio entre a razão e a emoção.

Quando estamos estressados e agimos por impulso, sempre pensamos que deveríamos ter respirado antes de ter agido de tal maneira. E isso é uma verdade, a respiração de maneira correta faz com que nosso nível de adrenalina seja regulado pelo nosso corpo, fazendo com que o estimulo impulsivo diminua.

Quem pratica Pilates e mantém essa respiração constante, consegue regular esse sistema tranquilamente. Esse mecanismo é chamado de coerência cardíaca. Nada mais é do que um exercício ou prática respiratória que equilibra a comunicação entre o coração e o cérebro, ajudando a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Durante as aulas de Pilates procuramos manter o foco em tudo no nosso corpo entre elas a respiração, devemos sincronizá-la com os movimentos do nosso corpo respeitando a fisiologia e a facilidade de cada um. Por exemplo, a inspiração é facilitada durante a extensão da coluna ajudando o corpo a gerar a pressão negativa, permitindo ainda mais a entrada de ar no organismo.

Fábio Akiyama, atua na área da saúde desde 2009. É fisioterapeuta e trabalha com a Microfisioterapia. É pós-graduando em técnicas osteopáticas e terapia manual, além da formação em Osteopatia estrutural e visceral, Posturologia Clinica e Equilíbrio Neuro Muscular. Atua desde 2012 como instrutor de Pilates e Treinamento Funcional. Para saber mais, acesse www.mindtouch.com.br.

https://catracalivre.com.br/geral/qualidade-de-vida/indicacao/20-beneficios-que-vao-te-convencer-comecar-fazer-pilates/