5 exercícios para tratar e prevenir dores nas costas

Informar

Infográfico oferece dicas para cuidar da saúde do seu coração

Por:

Que o coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, você já sabe. Agora você sabe o que deve fazer para cuidar bem dele? Coisas simples no seu dia a dia podem ajudar e muito, a saúde cardiovascular e prevenir o surgimento de doenças do coração.

Estudos recentes publicados na National Library of Medicine, apontam que aumentar o consumo de fibras na alimentação e evitar o consumo excessivo de gorduras “ruins” e açúcares ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Numa das publicações cerca de 2.000 homens, de 40 e 79 anos foram acompanhados. Os adultos com uma alimentação equilibrada apresentaram menor risco de sofrer alguma doença aguda do coração nos dez anos seguintes.

O doutor Marcelo Bertolami, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, alerta que existem dois tipos de gordura: as que fazem bem ao organismo e as que causam mal, aumentando o riscos de doenças cardiovasculares. “O primeiro passo é não acreditar no mito de que toda gordura é ruim e aumenta o risco dessas doenças. As gorduras insaturadas podem ajudar a manter níveis adequados de colesterol no sangue”.

Segundo o doutor Marcelo, é importante incluir alguns alimentos na rotina para auxiliar na manutenção da saúde e, principalmente, do coração. “A ingestão de ômegas 3 e 6, por exemplo, é muito importante, já que nosso organismo não consegue produzi-los sozinho”. Peixes, castanhas, óleos vegetais e produtos feitos à base deles são fonte deste tipo de gordura. Vale também investir no consumo de alimentos ricos em fibras, que também ajudam a saúde do coração.

Confira abaixo o infográfico: