Existe fronteira entre as 'pequenas manias' e o TOC

Informar

Você sabe comer antes e depois da academia? Veja sugestões

Por:

Antes de começar uma atividade física, o corpo precisa ter energia para se colocar (e se manter) em movimento. Depois do treino, o organismo necessita repor os nutrientes gastos para se recuperar bem. Por isso, um lanchinho saudável pode fazer toda a diferença.

Antes de começar uma atividade física, o corpo precisa de energia

Médicos e nutricionistas costumam avisar sobre os riscos para quem decide fazer exercícios em jejum ou comer demais antes realizar esforço físico. Ambos os extremos podem provocar danos à saúde, de desmaios e tonturas a azias e vômitos.

Para encontrar um meio-termo que melhore a performance nos treinos e, de quebra, ajude a manter a silhueta afinada, conversamos com a nutricionista Fernanda Parziale Seiffer. Especialista em nutrição esportiva, ela deu algumas dicas de lanches saudáveis e funcionais.

Você sabe o que comer antes e depois de treinar? Veja sugestão de cardápio:

ANTES DO TREINO

Como preparar um bom cardápio antes de treinar

Bolacha de arroz com pasta de amendoim + bebida energética

Para potencializar o desempenho esportivo na corrida, é preciso de energia suficiente para evitar estados de hipoglicemia e fadiga precoce. Assim, a combinação de bolacha de arroz com pasta de amendoim antes do treino promove dupla carga de energia para atender de forma potencializada as reações ocorridas durante a prática esportiva.

A ingestão de produtos com cafeína é ideal para consumo 30 minutos antes do treino, a fim de aumentar o estímulo para as reações de energia. As bebidas energéticas são consideradas ótimas opções, nesse caso, pois garantem não só o aporte de cafeína em doses adequadas, como também taurina para potencializar o estímulo energético e promover efeito antioxidante importante para minimizar o aparecimento de lesões e fadiga muscular que interfere no rendimento.

Outras boas (e deliciosas) opções para comer antes do treino, principalmente para quem se exercita pela manhã, são: pudim de chia com frutas e panqueca de aveia com banana.

DEPOIS DO TREINO

Reponha nutrientes para se recuperar

1.Barra proteica + fruta in natura

A barra proteica é uma opção ideal na reposição de aminoácidos para sintetizar proteínas e, consequentemente, aumentar a massa muscular após o treino. Associada à fruta in natura, garante o aporte de carboidratos para potencializar a resposta à insulina e o anabolismo proteico, além de fibras e nutrientes que otimizam essa síntese no organismo.

2.Mandioca cozida + ovo mexido

A combinação de uma fonte de carboidratos e proteínas de boa qualidade é essencial após o treino. A mandioca com ovo mexido é a associação que fornece energia para reposição do glicogênio no músculo, e proteínas para garantir aminoácidos na síntese de massa muscular. Além disso, o ovo é fonte de colina e outras vitaminas importantes para o equilíbrio corporal.

  • Leia também:

https://catracalivre.com.br/geral/movimente-se/indicacao/caminhada-varizes/