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Médico explica como ter uma vida longa, saudável e equilibrada

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Qual é o segredo para ter qualidade de vida? Para o cardiologista Marcelo Bertolami, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, os chamados “Pilares da Longevidade” devem fazer parte da rotina de todos.

“Praticar esporte, ter uma alimentação equilibrada e dormir a quantidade certa para o seu organismo é indispensável para quem busca melhorar a qualidade de vida”, comenta o doutor.

Concentre-se em melhorar cada um destes três pilares e anote as dicas do Dr Marcelo Bertolami, para estar um passo a frente e ter um estilo de vida mais saudável. Confira: 

Pratique atividade física regularmente

O sedentarismo tem sido considerado um grande problema de saúde pública por também poder ter implicações na saúde do coração. Portanto, praticar atividade física é fundamental. O que inclui andar na rua, subir escada, fazer trabalhos físicos domésticos, fazer práticas físicas de lazer. Aqui você pode conferir centenas de atividades físicas gratuitas pertinho de você.  

Durma bem

É cada vez mais comum em nossa sociedade pessoas se privarem parcialmente do sono durante a semana, tentando recuperá-lo nos fins de semana. Essa prática pode fazer mal à saúde, causando irritabilidade e dificuldade de concentração. Por isso, para que seu dia seja mais  produtivo, você precisa de uma quantidade adequada de sono. Uma noite mal dormida pode afetar negativamente a sua saúde e atrapalhar a  busca por um estilo de vida saudável. 

Segundo estudo* divulgado, “a privação parcial do sono causa mudanças significativas em dois importantes mecanismos de regulação da função cardiovascular, que têm grande impacto no desenvolvimento de doenças do coração”. Quem dorme menos que 5 horas por dia tem um risco maior de apresentar algum problema relacionado ao órgão, segundo o estudo.

E além disso, o descanso adequado também deve ser considerado para o bem estar individual: “Muitas pessoas passam diariamente por situações estressantes e não percebem. Preocupações diárias com problemas pessoais, excesso de trabalho e outras causas podem desencadear reações no organismo. Sem dúvida, é muito importante descansar bem à noite para a mente estar boa no dia seguinte”, comenta o Dr Marcelo Bertolami.

Alimentação saudável é primordial

A alimentação equilibrada fornece ao corpo os nutrientes importantes para obter melhor desempenho nos exercícios físicos. Sem contar que uma alimentação balanceada traz diversos benefícios para a saúde. Aumentar a variedade de frutas, verduras e legumes nas refeições ajuda a sair da monotonia e deixa qualquer prato mais colorido e nutritivo.

Não é preciso restringir nenhum tipo de alimento do dia a dia, inclusive as gorduras. Com moderação, as gorduras boas exercem um papel importante na saúde, inclusive na saúde do coração! Elas estão presentes em peixes, castanhas, além de óleos vegetais e produtos feitos à base deles. Para quem tem colesterol elevado, o consumo de fitoesteróis, presentes em alguns cremes vegetais, também pode ser uma estratégia para manter o colesterol dentro dos parâmetros adequados, por meio da alimentação.

Médico explica sobre os "Pilares da Longevidade"
Médico explica sobre os “Pilares da Longevidade”

*DETTONI, Josilene Lopes. Efeitos da privação parcial do sono no endotélio venoso e no controle autonômico em voluntários saudáveis. São Paulo, 2008.