Os melhores e piores alimentos para consumir antes de ir dormir

Algumas comidas e bebidas ajudam a relaxar, enquanto outras são verdadeiras estimulantes

Por: Redação
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mulher na cama tentando dormir ao lado de uma caixa de chocolates e uma taça de vinho
Crédito: Martin Dimitrov/istockAlguns alimentos são verdadeiros vilões do sono

De madrugadores a corujas noturnas, todos concordamos que a insônia é um incômodo tremendo. Muitas vezes, ela é provocada por alterações hormonais, preocupações, mas a alimentação antes de ir dormir também pode ser um fator prejudicial. Enquanto alguns alimentos são facilitadores do sono profundo, outros representam verdadeiros inimigos de uma noite bem dormida.

Para facilitar o seu descanso, fizemos uma lista com os mocinhos e vilões de uma boa noite de sono. Confira:

Melhores alimentos para consumir antes de ir domir

Leite

menino bebendo leite
Crédito: LP7/istockLeite possui substâncias que ajudam no sono

É bem provável que você tenha lembranças de infância de sua mãe ou avó preparando um copo de leite morno para você antes de ir dormir. De fato, a bebida realmente ajuda a dormir melhor porque contém o aminoácido triptofano, um precursor da serotonina química do cérebro.

Arroz jasmim

tigela com arroz
Crédito: GCShutter/istockArroz jasmim ajuda a adormecer

O arroz jasmim também é outro aliado do sono. Isso ocorre porque esse arroz tem um alto índice glicêmico que age diretamente na produção de triptofano e outros aminoácidos relacionados à melatonina.

Um estudo de 2007 publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o consumo de arroz de jasmim quatro horas antes de dormir reduz o tempo que se leva para adormecer.

Cerejas

cerejas molhadas
Crédito: Anna Pustynnikova/istockCerejas ajuda na duração e na qualidade do sono

“As cerejas são um dos poucos alimentos naturais que contêm melatonina, a substância química que ajuda a controlar o relógio interno de nosso corpo”, diz a nutricionista Keri Gans, autora de The Small Change Diet (“A Dieta de Pequenas Mudanças”, em tradução livre). Um estudo descobriu que beber suco de cereja provoca pequenas melhorias na duração e na qualidade do sono em adultos que sofriam de insônia crônica.

Chá raiz de valeriana

chá com alguma plantas de valeriana ao lado
Crédito: unpict/istockValeriana é uma planta com flores brancas ou roxas com alto poder sedativo

Feito da raiz de uma planta chamada valeriana (também conhecida como erva-de-gato), este chá tem ação sedativa e tem sido usado durante séculos para o tratamento da insônia e no alívio do estresse. A valeriana atua reduzindo a atividade cerebral e permitindo que as pessoas adormeçam mais facilmente.

Bananas

mulher comendo uma banana com a geladeira aberta
Crédito: domoyega/istockBananas são ótimas escolhas para aquele lanchinho antes do jantar

As bananas ajudam a promover o sono porque contêm os relaxantes musculares naturais, como o magnésio e o potássio. Além disso,  elas contêm triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, o hormônio do sono.

Piores alimentos para consumir antes de ir dormir

Hambúrguer com queijo e bacon

hamburguer com queijo e bacon
Crédito: rez-art/istockComidas gordurosas atrapalham o sono

O conteúdo de gordura estratosférico deste fast food em particular é tido como um assassino do sono. A gordura estimula a produção de ácido no estômago, que pode se espalhar pelo esôfago, causando azia. Alimentos gordurosos também podem afrouxar o esfíncter esofágico inferior, a barreira entre o estômago e o esôfago, facilitando ainda mais a entrada do ácido em lugares errados.

Bebida alcoólica

Embora dê aquele sono no início, o álcool, em geral, não é uma boa escolha para consumir antes de ir para cama, nem mesmo o vinho. Isso porque o álcool metaboliza rapidamente e faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite. Um estudo descobriu que um copo de vodka na hora de dormir aumentava a quantidade de tempo que as mulheres passavam despertas durante a noite em 15 minutos e reduzia a qualidade de sono delas.

Café

café na máquina de espresso
Crédito: RyanJLane/istcokA cafeína presente no café pode atrapalhar o sono de algumas pessoas

O café contém cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso central, capaz de nos manter despertos e com energia. É claro, que as pessoas diferem em sua sensibilidade à cafeína e isso geralmente se baseia em quanto de cafeína se está acostumado a consumir.

Chocolate amargo

O chocolate, especialmente o amargo, contém uma quantidade significativa de cafeína, que age tirando o sono. Além disso, também contém outro estimulante, a teobromina. Por isso é recomendável não consumir chocolate antes de ir para a cama, a menos que você queira passar um tempo contando carneirinhos.