Mindful eating: 4 passos para comer com atenção

Comer com intenção e atenção nos ajuda a sair do piloto automático e estabelecer uma nova relação com a comida

Por: Redação |
mulher cheirando uma torta
Crédito: ALFSnaiper/istockMindful eating propõe desacelerar e alcançar um estado de consciência plena

As chances de comermos em excesso são muito maiores quando estamos em estados “multitarefa”. O pacote de bolacha pode se esvaziar em questão de minutos se estivermos distraídos assistindo TV ou navegando na internet, por exemplo. Acontece que poucas vezes estamos realmente focados apenas em comer. O mindful eating é o movimento que alerta sobre isso e convida as pessoas a direcionarem sua atenção plena ao ato de se alimentar.

O objetivo não é emagrecer, é apenas estabelecer uma nova relação com a comida e, dessa forma, melhorar nosso bem-estar físico e mental.

De acordo com o The Center for Mindful Eating, quem come de maneira consciente reconhece que não há maneira certa ou errada de comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência dos alimentos. Também é mais alerta para os sinais físicos de fome e saciedade e sabe quando é o momento de começar e parar de comer.

Simples demais para fazer a diferença? Mas pare para pensar… Quando foi a última vez que você sentou-se à mesa sem o celular e se dedicou apenas ao seu prato e nada mais? Sentiu a diferença de sabores, a textura dos alimentos e, de olhos fechados, mastigou sem pressa?

Para quem está disposto a estabelecer uma nova relação com a comida, aqui estão alguns passos que podem ajudar:

1. Dedique um tempo exclusivo para comer

A ideia é deixar para trás aquele hábito de comer no caminho de casa para o trabalho ou assistindo TV. Reserve um tempo e faça uma verdadeira pausa para se dedicar à sua comida.

2. Coma devagar

mulher comendo chocolate devagar
Crédito: Slavica/istockExperimente colocar um pedaço pequeno de chocolate na boca e espere que ele derreta até se desmanchar

Quando você come depressa, a tendência é sempre comer além da conta. Isso acontece porque o cérebro leva cerca de 20 minutos para processar que você já comeu o suficiente. Mastigue devagar, fazendo pequenas pausas e volte a consciência para cada mordida ou gole na hora do consumo.

3.  Mastigue bem

Durante a mastigação, ocorre a quebra e a trituração dos alimentos ingeridos em pedaços menores. Isso, além de  ajudar o trabalho de digestão. Além disso, faz com que nossas papilas gustativas desfrutem do sabor dos alimentos por mais tempo. Algumas especialistas recomendam mastigar de 30 a 50 vezes a cada mordida.

4. Explore sua comida

Lembre-se também que comer não é apenas mastigar. Volte a sua atenção à textura, cheiro, aparência e até ao som que o alimento faz quando você o mastiga. Isso lhe dará tanto prazer quanto engolir apenas.

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