Maneiras naturais para aliviar as dores da sinusite

Por:

Se a sua cabeça está latejando e você sente pressão ao redor dos olhos, bochechas ou testa, pode estar enfrentando sinais de sinusite. A doença caracteriza-se por uma inflamação da mucosa dos seios da face, que pode ser secundária a uma infecção ou quadro alérgico.

As dores incomodam bastante e costumam ser mais fortes quando a pessoa se curva. Alguns métodos naturais, no entanto, ajudam a aliviar a dor, reduzir o inchaço e a secreção.  Confira alguns:

Inalação de vapor com eucalipto

Inalar vapor de água com algumas gotas de eucalipto ajuda a diminuir as secreções

O eucalipto é um ótimo expectorante e pode ser usado em uma bacia de água quente. Deve-se inalar o vapor por pelo menos 15 minutos ou até que comece a se sentir melhor.  Para potencializar o efeito, coloque o rosto próximo da água e tampe a cabeça com uma toalha, dessa forma, o vapor não se dissipa.

Nebulização com soro fisiológico

O soro fisiológico também é muito utilizado para essa finalidade. A vantagem é que não tem efeito colateral, além de ser muito eficaz. Ele ajuda não só na limpeza e hidratação do nariz, como também na prevenção de resfriados e crises de rinite.

Lavar as narinas com água morna e sal

Outra maneira muito eficiente de limpar os seios nasais e aliviar a dor é fazer a lavagem nasal com uma solução salina. Pode-se usar uma seringa ou recipiente próprio para isso.

Com a cabeça inclinada ligeiramente para um dos lados, deve-se inserir a ponta da seringa ou do recipiente no interior da narina, despejar o líquido e deixa-lo escorrer pela outra narina.

Compressas quentes e frias

Compressa com toalha quente alternada com pano frio também funciona para sinusite

Deitar-se com um pano quente sobre os olhos e nariz também ajuda a aquecer as vias nasais e soltar as secreções. Você também pode alternar compressas quentes e frias para aliviar a dor e a pressão sinusal. O ideal é começar com uma toalha ou pano quente e ficar com ele por cerca de três minutos. Em seguida, coloque uma compressa fria e fique com ela por uns 30 segundos. Alterne mais duas vezes e repita o tratamento cerca de quatro vezes por dia.

Dieta apimentada

Há evidências de que a capsaicina, que é o ingrediente ativo encontrado nas pimentas, é eficaz no alívio de alguns tipos de dores. Por isso, apostar em molho apimentado, raiz forte como gengibre e wasabi pode aliviar a pressão local e limpar os seio nasais.

Inalação com solução salina

O sal é muito potente para a esterilização dos ambientes e matar bactérias. Para você que tem crises de sinusite, misture 2 colheres de sopa de sal em 1 litro de água fervente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e inale o vapor. Você também pode acrescentar o soro caseiro ou soro fisiológico na solução salina para melhorar ainda mais a potência esterilizante. Dessa forma deverá melhorar a sua respiração.

Leia também: