3 soluções que ajudam a controlar a fome no frio

Informar

O que é ensinado no curso sobre felicidade que é sucesso em Yale

Depois do sucesso entre os alunos da Universidade de Yale, conteúdo agora está online

Por: Redação
sala cheia de alunos em Yale
Crédito: divulgação/YaleCurso sobre felicidade é o mais popular de Yale

A disciplina que ensina a ser feliz é um fenômeno e o curso mais popular da história de 300 anos da Universidade de Yale, uma das mais respeitadas dos Estados Unidos. Em um único semestre, mais de 1.200 alunos de graduação se inscreveram para assistir às aulas. Mas o que é abordado em um curso sobre felicidade?

À frente da disciplina chamada “The Science of Well Being” (Ciência do Bem-Estar, em tradução livre) está Laurie Santos, de 42 anos, professora de Psicologia e chefe de uma das faculdades de Yale. Por duas vezes na semana, ela reúne os alunos para uma palestra de como levar uma vida feliz sob uma perspectiva psicológica positiva.

A primeira parte do curso revela equívocos que temos sobre a felicidade e as características irritantes da mente que nos levam a pensar de maneira errada. Outra parte do curso concentra-se em atividades que comprovadamente aumentam a felicidade, juntamente com estratégias para construir melhores hábitos.

Já na última parte e talvez a mais interessante, os alunos recebem dicas e apoio social para trabalhar na tarefa final, que consiste em se envolver em uma atividade de bem-estar conhecida como “Rewirement” por quatro semanas.

árvore florida na universidade de Yale com alguns alunos no gramado
Crédito: divulgação/YaleCampus da universidade onde os alunos aprendem a ser felizes

O passo a passo para ser feliz

Entre os deveres de casa, os alunos precisam realizar simples atos de bondade, formar novas conexões sociais, meditar, se exercitar e manter um diário de gratidão.  Nesse caderno, os alunos devem escrever todas as noites por uma semana agradecimentos a pessoas e instituições, além de reconhecer as próprias conquistas pessoais.

Outro exercício importante que, segundo a professora, contribui para a felicidade representa um desafio para alguns alunos: dormir mais e melhor, pelo menos oito horas por noite. Por conta da rotina puxada de estudos, a maioria dos alunos dormem muito menos que isso, o que ajuda elevar o estresse.

Embora pareçam coisas simples, a professora diz que essa é a aula mais difícil de Yale, pois para ver uma mudança real em seus hábitos de vida, os alunos têm que se comprometer a cada dia.

Sobre a popularidade do curso sobre felicidade que agora está online, a professora tem um palpite. Segundo ela, os estudantes de Yale, no ensino médio, tiveram que abrir mão de coisas que os faziam felizes para se dedicar intensamente aos estudos para ingressar na universidade. Tudo isso, acredita a professora, acabou os levando a uma crise de estresse muito grande. Aliás, estresse é, segundo Santos, o maior entreve para a felicidade não só em Yale, mas em qualquer parte do mundo.

Para entender um pouco mais sobre o que a Ciência da Psicologia diz sobre felicidade, confira essa palestra da professora Laurie Santos. No vídeo, ela compartilha os principais insights que teve com sua turma na universidade. É possível assistir com legendas em português: