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O que fazer quando a ansiedade te domina?

Atitudes simples ajudam a diluir esse sentimento ruim

Por: Redação

Preocupações com o futuro podem manifestar-se na sobrecarga de uma emoção intensa, como estresse, raiva, irritabilidade, desamparo e ansiedade. Essa última parece ser a mais comum, de acordo com L. Kevin Chapman, Ph.D e professor associado em Psicologia Clínica na Universidade de Louisville, nos Estados Unidos.

Segundo o especialista, que estuda e trata transtornos de ansiedade, a pessoa que vivencia isso pode experimentar um batimento cardíaco acelerado, sudorese, formigamento, dor no peito ou falta de ar. E em casos, mais sérios, a ansiedade pode desembocar em crise de pânico. Então, o que fazer quando a ansiedade te domina?

Seja qual for a causa da ansiedade, existem algumas estratégias que ajudam a diminuir esse sentimento sufocante.

1. Aceite sua ansiedade

homem na cama com cara de medo
Crédito: Evgeniy Anikeev/istockAnsiedade causa reflexos no corpo

É normal sentir algum grau de ansiedade quando os estressores não são familiares, imprevisíveis ou iminentes. Provavelmente, lutar contra suas emoções apenas vai impulsionar ainda mais a sua ansiedade. Então, encare e veja formas de aceitar o que você não domina.

2. Evite a produção de estímulos

A ansiedade tem efeito cumulativo. Quanto mais ansiedade você experimenta, mais os outros sintomas pioram. Então, caso esteja muito ansioso (a) ou enfrentando uma crise de ansiedade, evite se expor ao que desperta ainda mais esse sentimento em você. Fuja de filmes de terror, redes sociais ou discussão com outras pessoas, por exemplo.

3. Respire fundo

A respiração profunda ​​estimula a resposta de relaxamento do nosso corpo, além de melhorar o raciocínio e o pensamento crítico. Em pouco tempo praticando inspirações e expirações mais profundas, a situação começa a parecer menos desesperadora.  Veja algumas técnicas de respiração aqui.

4. Lembre-se que seus pensamentos não são fatos

ilustração mostra um menino com uns monstros atrás dele
Crédito: nadia_bormotova/istockNão deixe os pensamentos negativos te dominarem

Não tenha medo do que você ainda não vivenciou. Pensamentos ansiosos podem ser muitas vezes distorcidos. A hipnoterapeuta Chloe Brotheridge, autora do best-seller “A Solução da Ansiedade”, afirma que os seres humanos têm uma tendência a pensar o pior. “Às vezes, podemos nos ofender e imaginar que amigos ou colegas estão chateados ou incomodados conosco quando não há evidência real para isso”, exemplifica ela.

5. Peça ajuda

Essas emoções, às vezes, bloqueiam nossa capacidade de ver as coisas como elas realmente são e encontrar as soluções para os problemas. Não tenha medo de pedir socorro. Divida suas preocupações com alguém mais próximo e considere buscar a orientação de um psicólogo e psiquiatra. Encontrar acolhimento no outro é uma forma de diluir a angústia.

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