Personal trainers dão dicas para intensificar treino na esteira

Ajustar variáveis e apostar nos 'tiros' com intervalos curtos são formas de quebrar a monotonia do aparelho e melhorar o desempenho

Por: Redação

As esteiras, no geral, são os equipamentos mais procurados nas academias. Pode reparar, por mais opções de aparelhos aeróbicos que existam, elas sempre estarão ocupadas. Os benefícios são inúmeros: aumento da resistência física, queima de gordura, além de trabalhar diferentes grupos musculares, como pernas, abdominais e glúteos.

Não importa se você é corredor experiente ou não, sempre dá para melhorar o treino, alcançar o objetivo que deseja e aumentar a motivação. Conversamos com alguns personal trainers experientes e pedimos dicas que ajudam a intensificar os treinos na esteira. Confira:

Cau Saad – criadora dos treinos funcionais Circuito Cau Saad

Circuito Cau Saad by @actesports no @tivolimofarrej. Foi incrível, a energia contagia! Obrigada minha Equipe maravilhosa, obrigada a todos que fizeram a nossa Boate Fitness bombar ao som do @cassianobarreiros com presentes da Mamãe e Papai Noel da @lineaalimentos @amend_oficial @snack_poplev @sanavitaoficial @da_natu @roquesavioli @equipecausaad @institutocausaad @eloaugusto @kamilafeher 📸 @pauloguimaraes #causaad #equipecausaad #institutocausaad #circuitocausaad #sejaacte 🤜🏼⭐️🤛🏼

1,042 Likes, 46 Comments – Cau Saad (@causaad) on Instagram: “Circuito Cau Saad by @actesports no @tivolimofarrej. Foi incrível, a energia contagia! Obrigada…”

A paulistana Cau Saad é responsável pelo treinamento da cantora Gaby Amarantos e também da apresentadora Isabella Fiorentino. Pós-graduada em metodologia do treinamento específico e especialista em nutrição esportiva, a educadora física afirma que – independente do objetivo – foco e empenho são os requisitos fundamentais.

Para aumentar a resistência e melhorar os resultados na esteira, Cau orienta mexer nas variáveis, como inclinação, velocidade e tempo, além de conciliar a atividade com um programa alimentar adequado.

Outra dica importante, segundo ela, é respeitar os limites do corpo, explorando as capacidades físicas de maneira progressiva. “Quando o corpo ‘apitar’ dar um passo para trás é inteligente. Treinos regenerativos fazem parte de uma periodização feita de forma segura”, afirma.

Rodrigo Ruiz – personal figting

Expectativa x Realidade. Treino bom é assim quando a aluna sai brava e feliz ao mesmo tempo @taisdeverdade #teamrruizmma #lescinqgym

660 Likes, 21 Comments – Rodrigo Ruiz (@rruizmma) on Instagram: “Expectativa x Realidade. Treino bom é assim quando a aluna sai brava e feliz ao mesmo tempo…”

Ex-lutador de MMA, o educador físico Rodrigo Ruiz é o guru de celebridades como Anitta, Taís Araújo e Sabrina Sato. O foco do trabalho dele são exercícios funcionais com pegada em movimentos de luta. Segundo Rodrigo, conciliar esse tipo de exercício (socos e chutes) com a corrida traz resultados ainda mais rápidos.

Já se o aluno se dedica exclusivamente à esteira, a dica do treinador é investir em um treinamento intervalado. “Aqueles que buscam aumentar a resistência cardiovascular, podem trabalhar em forma de tiros com um intervalo curto entre um e outro. Exemplo, 10 tiros de 1 minuto e 30 segundos de descanso”, explica.

Márcio Lui – personal trainer 

Vamoooo @galisteuoficial 💪🏾❤️ Eletroestimulação @mihabrasil ⚡️#mihabrasil #galisteusemfiltro #applewatchseries4 #Repost @galisteuoficial with @get_repost ・・・ Dia de choooooqueeee…. e o #meumalvadofavorito só na intensidade! @marciolui #teamlui #teamgalisteu

1,158 Likes, 11 Comments – MARCIO LUI (@marciolui) on Instagram: “Vamoooo @galisteuoficial 💪🏾❤️ Eletroestimulação @mihabrasil ⚡️#mihabrasil #galisteusemfiltro…”

Responsável pelos treinos de Adriane Galisteu e da ex-jogadora de basquete Hortência, Márcio Lui defende que fazer treinos variados é um jeito de melhorar a corrida na esteira. Segundo ele, esses estímulos incorporados à rotina irão melhorar a performance do praticante.

“O treino HIIT é recomendado nesse caso. São 30 segundos correndo forte e 30 segundos correndo devagar repetidos por 10 vezes ambos. A cada tiro de 30 segundos forte se aumenta a velocidade”, explica Lui. Outro método que pode ser usado é o TABATA. “Nesse protocolo se faz 20 segundos correndo forte e 10 segundos colocando o pé ao lado da esteira e isso pode ser repetido por 8 vezes”.

Lui também recomenda a prática de exercícios educativos que servem tanto para melhorar a postura como a velocidade na corrida. A musculação, por exemplo, é – segundo ele – uma aliada para melhorar o desempenho nessa atividade física, é a base para quem corre, já que ajuda
a evitar dores no joelho, no quadril e em outras partes do corpo como os músculos mais usados na corrida.

A dica de Lui é fazer o treino de 2 a 3 vezes por semana em dias alternados no formato de HIIT ou TABATA. Não é necessário fazer em dias seguidos. “Se você está fazendo uma planilha de treino de 5 km em um dia no outro você pode fazer um treino menor, mas em alta intensidade”, afirma.

Fábio Rosa – Coordenador técnico da MPR Assessoria Esportiva

Fábio Rosa

Especialista em Esportes de Alto Rendimento, Fábio Rosa integra o time da MPR Assessoria Esportiva, que prepara atletas para provas de corrida e triatlhon. Uma das principais orientações dele é manter regularidade e continuidade nos treinos, sejam na esteira ou fora dela. “Mas sem essa de terminar a atividade exausto”, aconselha. O ideal, de acordo com Fábio, é estar pronto para outra atividade dali a 48 horas.

“É importante fazer 3 ou 4 treinos de corrida na semana, nem mais, nem menos. Entre os dias de corrida pode ser feito um intervalo ativo com outra modalidade, como musculação, ciclismo ou remo”, afirma.

Fábio também lembra alguns cuidados que devem ser tomados a fim de se evitar lesões. “Deve sempre fazer um aquecimento articular antes de subir na esteira, e um leve alongamento após o treino”, conclui.

Vinícius Barbeta – Especialista em Treinamento Esportivo e Personalizado

Entre uma aula e outra, colocando o papo em dia com minha amiga e colega de trabalho @marcella.mds! 💪🏻💪🏻😘😘✔️ #barbetapersonaltrainer #personaltrainer #personaltrainercampinas #smartraining #treinointeligente #treinoderesultado #treinoeficiente #atividadefisica #xosedentarismo #semfirula #gohardorgohome #academia24hlagoa #academia24h #campinas #taquaral

504 Likes, 6 Comments – VINÍCIUS BARBETA™️ 🇧🇷 (@vinibarbeta) on Instagram: “Entre uma aula e outra, colocando o papo em dia com minha amiga e colega de trabalho @marcella.mds!…”

Para o personal trainer Vinícius Barbeta, o segredo para ver resultados concretos dos treinos é se dedicar e  seguir uma frequência mínima. “É muito mais interessante para seu organismo e rotina manter uma frequência semanal de 3 vezes durante um ano, do que treinar 7 vezes na semana durante 3 meses”, acrescenta.

Ele também lembra que a diversificação de estímulos proporciona resultados ainda melhores e não permite que o corpo acomode. “Combinar uma atividade aeróbica com um treino de musculação, por exemplo, pode ser muito interessante para aqueles que visam o emagrecimento, são atividades que se complementam. Isso só é valido quando essa combinação é organizada, assim um treino não atrapalha o outro”, explica.

Para quem está iniciando as atividades agora, o treinador recomenda organizar de 2 a 3 dias da semana com sessões de 50 a 60 minutos. Mas ir com calma  é fundamental. “No início, a pressa é inimiga da perfeição. Procurar uma atividade física que te proporcione momentos agradáveis é essencial para a continuidade nos treinos”, completa.