Sons terapêuticos que ajudam a limpar a mente e aumentar o foco

Certos ruídos e vibrações sonoras são capazes de atuar no nosso cérebro, provocando processos que ajudam na concentração

Por: Redação | Comunicar erro

Trabalhar em ambientes extramente barulhentos é um desafio para a concentração, principalmente quando é necessário focar em uma tarefa não muito estimulante e que exige atenção. Há quem encontre nos fones de ouvido um caminho para driblar esse excesso de informações e dar um gás na produtividade.

E de fato, a música é uma ferramenta muito útil em tais situações. Quando o ruído não é invasivo e propicia sentimentos agradáveis, ele é capaz de neutralizar efetivamente a capacidade de nosso sistema de atenção inconsciente nos distrair.

ruidos azuis no fundo preto

Mas não é qualquer som que é capaz de ajudar, de fato, nessa missão. Algumas músicas, podem despertar certas emoções e memórias e funcionar exatamente de maneira contrária.

A neurociência estuda ruídos para criar frequências sonoras capazes de melhorar o foco e reduzir distrações. É uma harmonia perfeita entre timbre, volume e ritmo.

Já experimentou trabalhar com o barulho constante das ondas do mar? Ou ouvindo um chiado suave de uma TV fora do ar, por exemplo? Pode parecer esquisito, mas de acordo com estudos, quando há um ruído difuso no ambiente, a produtividade e a concentração afloram.

Alguns sites e aplicativos disponibilizam apenas esses tipos de sons. O Noisli, por exemplo, é um deles. Há uma variedade de  sons naturais, como barulho de tempestade, vento e mar que atuam nesse objetivo.

No Youtube também é possível encontrar esse tipo de trilha. Separamos algumas abaixo. Coloque os fones de ouvido e faça o teste:

Compartilhe: