Sucos detox: saiba como e quando consumir

Embora tragam benefícios, os sucos detox não devem ser ingeridos indiscriminadamente

Por: Redação
mulher segurando um copo de suco
Crédito: PeopleImages/istockSuco detox não devem substituir refeições

Muitas pessoas apostam nos sucos detox para perder peso, mas será que funcionam mesmo? É fato que esses sucos trazem benefícios à saúde, mas não se tratam de uma fórmula mágica que funciona sozinha. Eles eliminam toxinas do corpo e podem, sim, ajudar a desinchar, mas apenas quando aliados a um estilo de vida saudável e equilibrado.

O consumo indiscriminado de sucos detox, no entanto, pode representar um risco à saúde. De acordo com a nutricionista Jordana Tavares, especialista em nutrição esportiva, substituir refeições completas por essas bebidas é um erro comum de quem procurar perder peso rapidamente. “O suco detox não fornece os nutrientes necessários que precisamos ter em cada refeição”, alerta.

Além disso, nem todos os sucos detox são os mais adequados para todos os objetivos. Misturar melancia, maçã e óleo de coco, por exemplo, resultará em uma bebida calórica, que não irá ajudar quem tem o objetivo de perder peso.

Como e quando consumir sucos detox

suco verde na mesa
Crédito: jenifoto/istockO correto é beber o suco detox imediatamente após o preparo

Sucos detox podem ser ingeridos diariamente, mas – segundo a nutricionista Jordana Tavares – o ideal é alternar os ingredientes para que haja um rodízio de nutrientes no organismo. “É interessante optar por verduras e legumes, como beterraba, couve, espinafre, pepino, agrião. Em geral, são vegetais que possuem poucas calorias e cheios de micronutrientes”, explica.

Outras dicas para consumir sucos detox:

  • Consuma ao longo do dia, mas não substitua nenhuma refeição;
  • Caso use frutas entre os ingredientes, consuma imediatamente após o preparo para que os nutrientes não se percam;
  • Se sentir necessidade de adoçar o suco, opte por uma colher de mel;
  • Cuidado com o consumo exagerado, mesmo sendo algo saudável, seu consumo necessita equilíbrio.

Confira os principais mitos e verdades do suco detox

O suco detox reduz o peso

Depende

É importante dizer que suco detox não tem o poder de queimar gordura por si só. O que ele ajuda é na retenção líquida, o que acaba tendo um reflexo na balança.  O ideal é associá-los a um programa de educação alimentar e atividades físicas.

Sucos detox podem ser consumidos indiscriminadamente

Mito

Os sucos detox são basicamente feitos de frutas e vegetais ricos em carboidratos, o que consequentemente, adicionam calorias e açúcares de rápida absorção. Então, mesmo que seja uma bebida saudável, é necessário um consumo equilibrado. Não é recomendado tomar mais que 250ml por dia.

O detox com suco é necessário de tempos em tempos

Mito

Um suco detox oferece às pessoas uma falsa sensação de segurança de que elas estão fazendo algo benéfico, mas a verdade é que o corpo se desintoxica automaticamente, então, não há necessidade de fazer um suco para se livrar das toxinas.

O melhor momento para ingerir suco detox é pela manhã

Mito

Não existe melhor ou pior horário para tomar o suco. O que acontece é que o efeito será diferente dependendo do momento do dia. Tomar pela manhã, em jejum, por exemplo, facilita a absorção dos nutrientes e acelera o metabolismo. Já se for ingerido à noite, o organismo irá aproveitar mais os efeitos ‘detox’, já que esse é o período em que o fígado funciona melhor.

Alimentação à base de sucos detox pode trazer riscos à saúde

Verdade

Basear a alimentação em sucos detox é o mesmo que adotar uma dieta radical. Pode emagrecer rápido, mas há risco de deficiência nutricional.