Conheça 5 truques para largar o cigarro

Informar

Terapia dos temperos: como tirar melhor proveito de cada um

Por:
Confira algumas formas de usar temperos no tratamento de enfermidades

Muitas vezes, a cura para diversas doenças pode estar na horta de casa. Essa crença é que a que norteia a Ayurveda, ramo da medicina oriental chinesa, que valoriza o uso terapêutico das plantas como fonte de medicamentos naturais, mais suaves e sem efeitos colaterais.

As especiarias são usadas há milhares de anos por diversos povos. Nos tempos antigos, elas eram usadas para preservar bem o sabor dos alimentos e, durante a Idade Média, as mulheres costumavam bordar um raminhos de tomilho em lenços para proteger seus filhos contra doenças.  Ainda hoje, na Índia, o cardamomo é frequentemente utilizado na prevenção contra doenças.

A terapeuta naturóloga Maíra Salomão, do Saúde Elementar, é uma das adeptas do uso de plantas e temperos para tratar enfermidades. Há 10 anos, ela tira proveito das misturas e afirma que os benefícios são inúmeros. “Já curamos cistites crônicas, má digestão e estados agudos de imunidade baixa”, conta.

Confira os benefícios de alguns temperos e quando recorrer a cada um deles:

Coentro

De acordo com a terapeuta Maíra, o coentro funciona como tiro e queda contra a cistite e é um tempero interessante para usar em períodos quentes do ano. “A potência do coentro é fria, portanto é indicado para sanar os sintomas quentes do corpo, por exemplo, as inflamações, coceiras, problemas gerais nos olhos, irritações e as famosas ‘ites’”, explica a terapeuta.

Maíra indica uma receita que funciona para esses casos. Confira:

  • Coloque 1 maço de coentro orgânico dentro de uma jarra com 1L de água fria
  • Deixe esta infusão descansar da noite para o dia
  • Tome esta água durante o dia, distribuindo a ingestão desde manhã até a noite


Gengibre

Outro ingrediente básico do Ayurveda é o gengibre. De sabor picante e com leve toque adocicado, a raiz é usada para sanar inúmeros sintomas. Quando combinado com outros ingredientes, o resultado é um remédio natural que ajuda na digestão.

Confira uma receita com o gengibre:

  • 250g de gengibre fresco (um palmo cheio)
  • 300g de limão (3 ou 4)
  • 3-4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) rasa de sal de rocha ou marinho
  • Água

Modo de preparo:

  • Bater 3 limões inteiros e coar no pano
  • Misturar gengibre em cubos com o suco do limão e bater novamente, coando em seguida
  • Misturar o açúcar mascavo e o sal com o suco extraído e bater novamente

Maíra recomenda manter esse extrato na geladeira e ingerir uma colher de sopa com 1 copo de água morna, como o primeiro líquido do dia, alguns minutos antes do café da manhã. Em casos de resfriado, com a imunidade baixa, é recomendável tomar a mistura três vezes ao dia.

Capim cidreira ou capim limão

Com propriedades aromáticas, o capim limão é uma planta ayurvedica muito utilizada em quadros de febre, indigestão, cólicas, ansiedade, insônia e TPM.  Na Ayurveda, utilizam-se as folhas e óleo essencial.

O óleo essencial geralmente é usado para a massagem em articulações dolorosas, reumatismo e como estimulante da circulação.

Cúrcuma

O uso medicinal da cúrcuma também é muito comum na medicina ayurvédica, como antialérgico, digestivo, inibidor de gases intestinais, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias.  Diversos estudos relatam resultados positivos especialmente em relação à ação anti-inflamatória e antibacteriana da especiaria.

Leia também:

O jeito certo de preparar salada de pote para a semana toda