Abertas inscrições para a 2ª Virada da Maturidade

Oficina realizada na 1ª Virada da Maturidade

Uma maratona cultural para valorizar o envelhecer bem e inspirar gerações a refletir sobre essa etapa da vida. Essa é a proposta da 2ª Virada da Maturidade, que está com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira (10), para pessoas e organizações interessadas em compor a programação do evento paulistano, e empresas patrocinadoras. No ano passado, foram 145 atividades em 19 locais da cidade, atingindo um público de 10 mil pessoas.

São seis eixos: atividade física e saúde, com avaliações, exames e exercícios; beleza e bem-estar, com ações que valorizam autocuidado, estética e autoestima na maturidade; cultu​ra, com shows, teatro e mostra de talentos; direitos e cidadania, para empoderamento a partir do exercício de direitos; educação, com palestras, cinedebates, oficinas, mesas redondas e rodas de conversa; e empreendedorismo, com visão de produtividade e busca de alternativas pós-aposentadoria.

As propostas de atividades serão avaliadas pelo Conselho Científico da Virada da Maturidade, composto por profissionais da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. “Esse crivo ético e técnico visa garantir ações de qualidade que estejam dentro dos pressupostos do evento: protagonismo, oportunidade e inspiração de gerações”, enfatiza a idealizadora da Virada, a psicóloga Fernanda Gouveia. “Queremos sensibilizar a população sobre o valor da pessoa experiente e ajudar a sociedade a se preparar para o envelhecimento do nosso país.”

Introduzir a cultura do protagonismo do idoso nas atividades “foi um importante desafio superado”, avalia Fernanda. “Num primeiro momento, as instituições tendiam a propor atividades assistenciais. Mas mostramos que o idoso pode ser protagonista de sua vida e divulgamos alternativas que oferecem oportunidades variadas. Ele participa como depoente, palestrante, artista, voluntário, oficineiro, professor, contando sua história de vida, mostrando sua arte, seu trabalho”, exemplifica.

Outro desafio, no entanto, é o patrocínio. “Temos uma iniciativa inovadora e muito bem recebida, com a formação de um movimento e de uma rede de pessoas crescentes, mas o público idoso ou maduro nem sempre é valorizado pelo mercado. O protagonismo que estamos promovendo pode ser uma alternativa para mudar esse cenário. Tenho convicção que cada vez mais empresas vão perceber a importância desse público.”

Por QSocial