Adesivo pode carregar aparelhos elétricos com suor do corpo

Já precisou carregar um aparelho e não achava uma tomada? Graças a cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, você pode agora carregá-lo sem soltá-lo do corpo!

O adesivo flexível transforma a transpiração em energia através de enzimas que se alimentam do ácido lático que liberamos ao suar

Os cientistas criaram um pequeno adesivo que é, na verdade, uma célula que gera eletricidade pelo suor. Esse adesivo, que funciona como uma tatuagem,  é capaz de gerar dez vezes mais energia do que qualquer produto apresentado nessa área. Ele consegue abastecer aparelhos como rádios Bluetooth, lanternas LED e monitores de saúde. Além disso, o adesivo tem um mecanismo que equaliza a carga, deixando a geração de energia constante.

A grande “mágica” acontece devido a uma enzima que oxida o ácido lático, gerando energia elétrica.

O processo de criação do adesivo teve algumas dificuldades no começo, como a compatibilidade com a pele humana. A solução foi fazer em um formato de “ilha e ponte”, ou seja, seções mais densas conectadas umas as outras por seções menos densas.

Os resultados até agora são muito satisfatórios –o adesivo vai passar ainda por testes.

Por Pedro Foss Conti de Freitas, João Victor Pereira dos Santos, Victor Foss Conti de Freitas, Artur Arroyo Fonseca e Vitor Arroyo Fonseca, da Escola Concept de Ribeirão Preto