Adolescentes representam designer nativa em ‘looks’ de formatura

Todos os dias, o Quem Inova apresenta o talento e a iniciativa de crianças e adolescentes pelo mundo. Estes jovens, por exemplo, mostraram muita atitude ao apoiar uma designer nativa e vestirem “looks” indígenas no baile de formatura.

Adolescentes dos Estados Unidos representam designer indígena em “looks” de formatura

Della BigHair-Stump é uma designer nativa que cria vestidos que incorporam os tradicionais trajes indígenas norte-americanos. No último dia 22 de abril, a escritora Ruth H. Hopkins compartilhou imagens no Twitter de três garotas do ensino médio usando a marca de Della, Designs by Della, no baile de formatura.

Cada um dos alunos usava roupas com estampas tradicionais nativas que iluminaram a herança diversificada daquela cultura. Uma das meninas, Bella Aiukli Cornell, usava um vestido vermelho sem alças com um corpete impresso e uma saia plissada. O visual foi complementado com brincos coloridos e uma gargantilha. Seu namorado, Jalen Black, também usava uma gravata vermelha com um design nativo para complementar o vestido de Bella.

Adolescentes dos Estados Unidos representam designer indígena em “looks” de formatura

Cornell, que pertence à tribo Choctaw, explicou o significado da cor vermelha nas comunidades nativas. “Vestidos vermelhos são importantes para a comunidade indígena porque ajudam a conscientizar sobre mulheres indígenas desaparecidas e assassinadas”, disse a adolescente.

Ela também falou sobre a importância de reconhecer designers nativos e o grande talento que tem sido negligenciado. “Eu sou uma garota chahta e a representação é importante, especialmente quando estamos nos expressando por meio da costura”, afirmou. “Temos muitos talentosos designers nativos. É importante que eles recebam reconhecimento por seus esforços em preservar nossa cultura.”

Os vestidos com inspiração nos povos nativos norte-americanos, como os criados por Della, estão destacando a maneira única como os jovens indígenas estão incorporando sua herança tradicional em espaços contemporâneos, como uma forma de mostrar seu orgulho ancestral.

Leia a reportagem completa na Teen Vogue