Alcoólicos Anônimos oferece ajuda por meio de robô no Facebook

Por: Redação |

“Oi, eu sou um robô. Fui criado a partir de 70 anos de experiências do Alcoólicos Anônimos [AA], para ajudar todos que sofrem com essa doença. Me chama no inbox pra gente conversar. Vai ficar tudo entre nós”. É essa a mensagem que se lê ao acessar a página do Amigo Anônimo no Facebook.

Essa é a primeira iniciativa do AA na rede social, buscando facilitar o atendimento ao público, principalmente aos jovens dependentes de álcool. A novidade marca os 70 anos da instituição no Brasil.

O AA garante o anonimato no Facebook

A tecnologia funciona como um sistema automatizado para interagir com as pessoas e pode ser acessada por celular ou pelo computador. Ela identifica se a pessoa tem algum problema com a bebida e oferece as primeiras orientações sobre como lidar com a doença.

Também há suporte em momentos de recaída, informação sobre grupos de atendimento de emergência e orientação a amigos e familiares de dependentes.

O robô teve a sua personalidade construída a partir de depoimentos dos próprios membros do AA, e se alimenta a partir das interações com o público –quanto mais pessoas contando suas histórias e como lidam com a doença, mais precisas serão as respostas.

“A ideia é aproveitar a facilidade e individualização oferecida pelo aplicativo para levar informações ao dependente alcoólico de forma rápida, privativa e segura”, comenta a coordenadora do Comitê Trabalhando com os Outros do AA do Brasil.

Sistema identifica se usuário tem algum problema com a bebida

O AA garante o anonimato. Segundo a coordenadora, o “bot” ajuda a quebrar o tabu que impede muitas pessoas em buscar ajuda com medo da perda da privacidade.

Ela garante que o serviço não substitui o atendimento humano. A interação procura motivar as pessoas a irem pessoalmente a uma unidade do AA para o atendimento completo. O próprio sistema fornece horários de atendimento e endereços mais próximos.

Compartilhe: