Aluna do ensino médio de Marília (SP) vence concurso da Nasa

Por: Redação Comunicar erro

Uma palestra com o pesquisador da Nasa Ivan Paulino Gláucio, ex-aluno de sua escola, inspirou a estudante Isabela Moreira de Freitas a criar o desenho vencedor de um concurso sobre estações espaciais promovido pela agência norte-americana.

Aluna do ensino médio de escola de São Paulo vence concurso da Nasa em resultado histórico

Gláucio e Isabela estudaram na mesma unidade de ensino em Marília (SP), a E.E. Amílcare Mattei. Em 2017 –ano em que fez o desenho–, a garota cursava a segunda série do ensino médio.

Seu desenho recebeu menção honrosa, o que significou a melhor premiação da rede pública paulista na competição até hoje. Esse foi o primeiro concurso do qual Isabela participa.

O projeto começou a ser criado no próprio caderno de aulas com auxílio de lápis e régua. O esboço ficou pronto em um dia. Para refinar os traços, Isabela teve ajuda da professora de artes. Por fim, o desenho foi copiado em folha A4 e enviado à banca examinadora.

Aluna do ensino médio de escola de SP vence concurso da Nasa em resultado histórico

Além de Isabela, mais 16 estudantes de seu colégio se inscreveram na categoria desenho. Professores de biologia também orientaram os trabalhos. “A proposta da Isabela foi a mais criativa e não se baseou em nada existente”, afirmou o professor David de Almeida. “Após essa conquista, já estamos empolgados para o próximo concurso.”

O pesquisador visitou escolas do interior e da capital para divulgar o concurso sobre projetos de estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais.

As inscrições do concurso para 2018 já estão abertas. Para participar, acesse o site oficial da premiação, onde também há todas as informações (em inglês). O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Compartilhe: