Alunos da rede pública do Rio obtêm certificado de Cambridge

Por: Redação |

Cinquenta crianças da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro receberam na semana passada certificados de proficiência em inglês da Universidade de Cambridge, da Inglaterra.

A entrega dos certificados faz parte do Programa Criança Global, que tem como objetivo universalizar e intensificar o ensino de inglês na rede pública. De acordo com a prefeitura, os alunos do 1° ao 3º anos do ensino fundamental têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 4º ao 9° anos têm dois tempos semanais, com ênfase na comunicação oral.

Foto: Divulgação/Secom

Foram contemplados 1.138 estudantes do 5°e 6° anos, dos ginásios Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch , Felix Mielli Venerando e  de outras escolas municipais. A avaliação foi dividida em duas fases: provas oral e escrita, para verificar os níveis de conhecimento das crianças na língua inglesa.

O ensino bilíngue foi implantado em quatro escolas, localizadas no Complexo do Alemão, na Pavuna, em Jacarepaguá e em Campo Grande, com o objetivo de introduzir metodologias e práticas de ensino da educação infantil até o 6° ano. A estimativa é implantar até 2016 em outras seis comunidades.

A coordenadora do Programa Criança Global no Complexo do Alemão, Glaucia Moraes, que nasceu na região, disse que vários eventos foram feitos para motivar os alunos a usar o inglês na maior parte do tempo. “Tivemos peça teatral, como “Romeu e Julieta” em homenagem aos 450 anos do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, e torneios de futsal bilíngue, para soletrar as palavras em inglês.”

Para Glaucia, é importante que esses alunos tenham as mesmas oportunidades que ela teve, independentemente de ter nascido em uma comunidade. “Temos uma escola bilíngue com uma equipe de professores competentes, que busca a formação continuada e procura se atualizar, conseguindo agregar conhecimento e qualidade para alunos da escola pública”, afirmou.

Via Agência Brasil

Compartilhe: