Aplicativo promove financiamento colaborativo via Facebook

As plataformas de crowdfunding, financiamento colaborativo, são cada vez mais comuns em todo mundo. No Brasil, além das tradicionais e também as de colaboração recorrente como a Unlock, existe também o Mobilize, um aplicativo para o Facebook que permite de forma gratuita transformar qualquer página da rede social em uma campanha para financiar projetos.

A ideia do engenheiro André Gabriel, 32, nasceu em 2012 quando juntou o fato de que as recomendações entre amigos é um fator muito importante para o sucesso das campanhas de financiamento e que isso se torna muito mais fácil de fazer por meio do Facebook.

Projeto Malucos de Estrada, que conseguiu apoio financeiro de mais de 2 mil pessoas

“Os usuários da rede social estão curtindo, compartilhando e fazendo recomendações uns aos outros o tempo todo”, conta Gabriel. “As vantagens de se realizar uma campanha de crowdfunding dentro do Facebook estão fundamentadas em números: com 89 milhões de usuários no Brasil, o país já ocupa o terceiro lugar do mundo em número de usuários da rede.”

Ao colocar os dados do projeto (vídeo, fotos, descrição, recompensas, prazo e meta de arrecadação) no aplicativo, a página do Facebook transforma-se automaticamente em uma campanha de crowdfunding. A partir desse momento, qualquer pessoa pode acessar a página e apoiar o projeto realizando o pagamento da contribuição dentro da própria plataforma.

O engenheiro André Gabriel, 32 anos, criador do Mobilize

“Segundo as pesquisas, cada brasileiro que utiliza o Facebook tem em média 231 amigos por pessoa, quase o dobro da média mundial, e 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos do que em propaganda, o que ocorre todos os dias na rede”, explica.

Para utilizar o Mobilize basta instalar o aplicativo pelo site www.mobilizefb.com. A adesão é gratuita e também não há custo de manutenção nem mensalidade. Na instalação deve ser selecionada a página do Facebook onde será realizada a campanha de crowdfunding. Os apoiadores podem efetuar as contribuições diretamente na página por meio de pagamentos online com cartões de crédito e débito, boleto bancário e transferência eletrônica.

“Quanto maior a divulgação, maiores as chances de arrecadar o valor necessário para realizar seu projeto”, lembra Gabriel.

Até o momento, o aplicativo foi instalado em 1.500 páginas no Facebook. Entre os projetos de destaque, está o Malucos de Estrada que conseguiu apoio financeiro de mais de 2 mil pessoas.