‘Bibliotáxi’ oferece conhecimento e literatura aos passageiros

Ação de taxista é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

O taxista de Fortaleza Carlos “Careca”, de 57 anos, carrega uma biblioteca no porta-malas de seu “bibliotáxi”. É assim que ele batizou seu carro, que oferece muito conhecimento e muito entretenimento aos clientes –os livros ficam à disposição dos passageiros.

“Bibliotáxi” de Fortaleza oferece muito conhecimento e literatura a todos os seus passageiros

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.

“Careca” está na profissão há 15 anos e é um leitor voraz, de acordo com informações do jornal “Tribuna do Ceará”. Assim,  ele enxergou no amor pelos livros uma oportunidade de incrementar os negócios e ganhar passageiros.

“A gente tem que descobrir as melhores alternativas”, explica o taxista. “Acredito muito no valor da cultura. Então, busquei esse nicho.”

Ele lembra que, certa vez, estava com livros no carro e um de seus clientes perguntou se podia levar um exemplar para casa. “Careca” deixou. O que começou com cinco obras agora conta com 70. Muitos passageiros colaboram para atualizar o “bibliotáxi” com novas edições. Muitos títulos, inclusive, são doados pelo taxista a “geladeiras da cultura” e “casinhas de livros” espalhadas pela cidade.

“Bibliotáxi” de Fortaleza oferece muito conhecimento e literatura a todos os seus passageiros

“Semana passada conheci um cidadão que ficou tão entusiasmado que me chamou pra entrar na casa dele e tinha uma parede enorme cheia de livros. Aí, ele disse: ‘escolha dez livros para você’. A corrida foi R$ 50 e ainda me deu 10 livros. A coisa dá certo”, disse “Careca”.

O motorista faz, ainda, brinquedos dentro do carro. Além de tudo, é surfista e triatleta. Como leitor, prefere ficção e contos.

Leia a reportagem completa na “Tribuna do Ceará