Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Boston cria lei que exige que caminhões sejam ‘adaptados’ a ciclistas

Em 2013, um caminhão de limpeza atingiu e matou um ciclista em Wellesley, subúrbio de Boston, nos Estados Unidos. Um ano mais tarde, quando um caminhão de lixo cometeu o mesmo acidente em outro ponto da cidade, o prefeito Marty Walsh decidiu tomar uma atitude para resolver, em parte, o problema.

Na semana passada foi anunciado a elaboração de um novo estatuto para proteger os ciclistas. Com ajuda de um laboratório de inovação, o decreto-lei exige que todos os caminhões da cidade sejam equipados com uma espécie de uma grade lateral –para evitar o confronto do automóvel com os ciclistas enquanto estes pegam uma ‘carona’, segurando nas traseiras e laterais dos caminhões– e espelhos curvos para iluminar pontos cegos.

O objetivo, é claro, é evitar acidentes por completo. Mas enquanto isso, o laboratório de inovação criou as grades laterais como uma primeira opção para o começo da implantação do plano na cidade.

Após a aprovação dos testes dos projetos em 16 caminhões, o prefeito considera que, com a adição dos espelhos curvos e as grades laterais em cada caminhão da cidade, sairia por um preço justo: nada mais, nada menos do que US$ 1800 (R$ 4.320), por veículo.