Brasileiro conquista concurso britânico de fotografia espacial

Por: Redação Comunicar erro

O astrofotógrafo carioca Carlos Fairbairn conquistou um dos principais prêmios de fotografia astronômica do mundo. Kiko Fairbairn, como é conhecido nas redes sociais, venceu o “Insight Astronomy Photographer of the Year 2016” na categoria de recém-chegado.

Kiko conquistou o prêmio Sir Patrick Moore –dedicado a jovens fotógrafos—com a imagem da Grande Nuvem de Magalhães –galáxia-satélite da Via Láctea visível a olho nu no hemisfério Sul–, capturada em agosto do ano passado na cidade de Luziânia, Goiás.

5460
Imagem da Grande Nuvem de Magalhães , feita pelo brasileiro Carlos Fairbairn

O anúncio dos vencedores foi feito na última quinta-feira, dia 15, pelo Observatório Real de Greenwich, em Londres, organizador do concurso, em parceria com a revista “BBC Sky at Night” e a empresa de investimentos Insight. O concurso, em sua oitava edição, recebeu mais de 4.500 inscrições de fotógrafos amadores e profissionais de mais de 80 países.

As imagens vencedoras ficarão expostas na sede do Observatório Real de Greenwich até 18 de outubro e farão parte de um livro. Confira aqui os vencedores nas nove categorias do Insight Astronomy Photographer of the Year 2016.

Ao Quem Inova, Kiko diz que o prêmio possa incentivar bastante aos jovens brasileiro e motivar seus interesses por astronomia, astrofotografia e ciências de uma forma geral.

Nasa

publicacao-nasa-imagem-com-maior-resolucao
Imagem feita por Kiko, e que foi publicada no site da Nasa, mostra Marte, Saturno, a estrela laranja e brilhante Antares e parte da Via Láctea

Kiko já emplacou três fotografias na seção de “fotos do dia” no site da Nasa, a agência espacial americana. A seção é dedica imagens feitas com uma câmera digital comum, do tipo SLR.

Compartilhe: