Britânica mostra que idade não é barreira para esporte

Esporte de precisão com bolas, o boccia é praticado por atletas com deficiências físicas mais graves. E uma britânica de 94 anos acaba de ganhar, em Dover, o campeonato distrital do Reino Unido, levando também a medalha Bernard Bedo pelo desempenho ao longo do ano.

“Bem, foi bom ganhar, é claro. Mas eu não vim aqui para isso. Vim para jogar e ver meus amigos”, disse Vera Maddison. “Mas, depois de ter ganhado neste ano, pode apostar que vou voltar no ano que vem determinada a vencer novamente.”

O boccia tem influências do jogo tradicional, petanca, oriunda das civilizações gregas e romanas, tornando-se uma modalidade paralímpica em 1984, nos Jogos de Nova York, e praticada principalmente por atletas com paralisia cerebral.

Nele, são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objetivo de colocá-las o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack” ou bola-alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores.

Conheça mais sobre o esporte assistindo ao vídeo:

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.