Cadeira de rodas elétrica sobe escadas

Por: Redação |

Estudantes da Swiss Federal Institute of Technology e da Zurich University of the Arts estão finalizando o protótipo de uma cadeira de rodas que permite ao usuário subir escadas sem ajuda de terceiros.

Ela possui uma esteira semelhante à dos tanques de guerra, que, uma vez acionada, consegue escalar cada degrau. E, conforme o faz, permite que a pessoa com deficiência ajuste a inclinação de seu corpo para não cair.

Quando a cadeira atinge a última etapa, dois conjuntos extras de rodas proporcionam uma transição suave para a superfície do nível. Para a segurança noturna, ela é equipada com luzes dianteiras e traseiras.

A Scalevo, como é chamada, surgiu no ano passado como projeto acadêmico, mas despertou tanto interesse que hoje um time de dez estudantes de engenharia elétrica e design industrial trabalham em seu desenvolvimento.

A meta é que o produto seja lançado até a próxima Cybathlon, campeonato para pessoas com deficiência que usam tecnologia robótica, que acontece em 8 de outubro, na Suíça.

Por QSocial

Compartilhe: