Cafeterias reúnem voluntários para consertar objetos

Nos dias atuais, a grande maioria dos equipamentos eletrônicos que compramos tem um curto prazo de validade e logo dão algum defeito ou quebram. O fenômeno da curta vida útil dos produtos, chamado de obsolescência programada, é comum em todas as regiões do mundo e prejudica gravemente o meio ambiente.

Para fazer uma crítica a esse fato, um novo conceito de cafeterias, chamado Repair Café, reúne pessoas voluntárias da vizinhança para consertar objetos quebrados, em vez de jogá-los no lixo e comprar novos produtos.

O primeiro Repair Café foi inaugurado por Martine Postma, em Amsterdã (Holanda). Nesses locais, os voluntários se reúnem em determinado dia da semana e consertam os mais variados itens, como brinquedos, roupas, secadores de cabelo e outros eletrodomésticos. Todos esses reparos são feitos de forma gratuita e representam um momento de solidariedade e aprendizado entre os moradores.

Esse tipo de cafeteria se tornou tão eficiente que hoje já existem cerca de 300 estabelecimentos em mais de 10 países. No Brasil, o projeto foi inaugurado em 2012 em Santos (SP), pela Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social (ANDES), e já promoveu oito encontros em diferentes locais.

Veja mais imagens:

Via Hypeness