Ação junta verba para ‘barco-hospital’ circular pelo Amazonas

Por: Redação Comunicar erro

Uma campanha realizada em um site de crowdfunding tenta levantar fundos para sustentar as atividades do Barco Hospital Metodista, que percorre comunidades indígenas e ribeirinhas do Amazonas levando atendimento médico e odontológico, além de atividades educativas e de lazer.

Campanha junta verba para ‘barco-hospital’ circular pelo Amazonas

Segundo os organizadores da ação, o barco foi construído em 2002. Os povoados assistidos estão localizados nos municípios de Autazes e Alto Manaquiri, onde vivem índios de diversas etnias e povos ribeirinhos.

“As comunidades, de forma geral, vivem em cenário de pobreza e abandono”, diz a página da campanha, cujo texto também cita desigualdade social e falta de saneamento básico e de água fluoretada na região. “Água para consumo e uso é a água do rio Amazonas. Necessidades são depositadas em fossa a céu aberto, lixo é jogado no chão.”

Os criadores da campanha ainda afirmam que há uma carência muito grande de profissionais da área de saúde e de professores que possam lecionar em todas as séries escolares, além de informações sobre sexualidade e higiene básica.

Campanha junta verba para ‘barco-hospital’ circular pelo Amazonas

O barco transporta equipes multidisciplinares para assistências às comunidades durante 13 missões ao longo do ano, na época de cheia do rio. De dezembro a março, as comunidades ficam sem receber o barco por causa da seca. “Normalmente, as comunidades têm acesso a médicos e dentistas apenas com a chegada do barco.” As atividades buscam sempre preservar a cultura de cada povo.

A campanha tem meta de arrecadação de R$ 17 mil e será mantida até 23 de fevereiro. Com a verba, a equipe de 22 integrantes poderá investir na estrutura do veículo e comprar macas portáteis, medicamentos, otoscópio, aparelho de autoclave, computador, HD externo para armazenamento das fichas médicas e odontológicas, aparelho DEA e kits escolares.

Caso as doações ultrapassem o valor mínimo, o dinheiro será utilizado para custear os gastos da viagem, que giram em torno de R$ 27 mil, além de passagem aérea. Caso você queira ajudar, clique aqui.

Compartilhe: