Câncer de mama altera estrutura óssea, afirma estudo

Um estudo realizado pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, descobriu que o câncer de mama altera a estrutura óssea facilitando que a doença se espalhe pelo corpo. A conclusão é vista pelos pesquisadores como um passo importante para obter estratégias para frear o avanço da enfermidade.

A primeira conclusão é que é possível proteger os ossos da influência do câncer. Experimentos com ratos concluíram que a enzima interrompe o processo constante de reconstrução dos ossos, deixando lesões e buracos no tecido, o que permite que o tumor se espalhe para a região. Sendo assim, o uso de medicamentos para bloquear a ação do câncer, impediu a disseminação da doença.

Além disso, o estudo constatou que os medicamentos chamados bisfosfonatos também são capazes de impedir a propagação dos tumores pelo corpo, uma vez que atuam na maneira de como os ossos se reconstroem, viabilizando o fortalecimento da estrutura.

Cerca de 85% dos cânceres de mama que se espalham pelo corpo acabam no osso. Neste ponto, a doença se torna mais difícil de tratar e a probabilidade de morte do paciente é maior.