Drones auxiliarão no monitoramento da cidade de SP

A Prefeitura de São Paulo recebeu drones de última geração que prometem ampliar a segurança na capital paulista. Os equipamentos foram apresentados nesta segunda (24) e serão utilizados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em operações específicas de vigilância.

Drones podem ampliar a segurança na capital paulista

A doação, estimada em cerca de R$ 650 mil, foi feita pela fabricante chinesa Dahua Technology, em parceria com a empresa PGIDB. A companhia Airobotics doará R$ 150 mil em serviços de suporte e consultoria, que compreendem atividades de capacitação operacional e apoio estratégico.

Os cinco drones e os 15 kits com câmeras serão personalizados para integrar o programa Dronepol, criado para monitorar locais que apresentam dificuldades de acesso, como ocupações em áreas ambientais ou de risco, além de eventos com alta concentração de participantes.

Foram doados cinco drones e 15 kits com câmeras

“A ideia é capturar imagens difíceis de obter para avaliar áreas de risco, em especial, durante os períodos de chuva e possibilidade de escorregamento”, diz o secretário municipal José Roberto Rodrigues de Oliveira, da Segurança Urbana. Ele afirma que áreas de proteção ambiental e parques municipais também serão analisados.

Os kits com câmeras podem ser instalados nas viaturas e nas fardas dos guardas. Além de gravar, armazenam vídeos e áudios junto com as coordenadas geográficas dos agentes durante o patrulhamento e pode transmitir as informações pela internet.