Cidade norte-americana utiliza energia 100% renovável

Quando o governador de Vermot, nos Estados Unidos, apertou o botão de funcionamento de uma nova usina hidrelétrica no final do ano passado, a cidade de Burlington tornou-se a primeira do mundo a funcionar com 100% de energia renovável.

Há uma década, Burlington estava em uma encruzilhada. O governo estava decidindo se optava por investir em gás natural a longo prazo ou implantava um plano de energia totalmente renovável.

Agora, a cidade está funcionando com um mix de biomassa, energia eólica, solar e hídrica e um pouco de gás de aterro sanitário. Em dado momento, caso as usinas renováveis não estejam produzindo o número de energia renovável suficiente para abastecê-los, o cidadão pode optar, durante um tempo limitado, por métodos tradicionais.

Custo

Nos Estados Unidos não existe um custo maior para a utilização da energia verde. É de responsabilidade do Estado investir na compra de energia renovável que, com base em leis estaduais, exigem certas metas anuais. É função do governo baratear o custo para o cidadão.

Os EUA são o segundo país do mundo que mais investe em energia renovável. A frente está a China, seguido de Alemanha, Índia e Reino Unido.

O Brasil tem a quarta maior produção de energia renovável do mundo e a quarta maior participação de fontes renováveis em sua matriz energética, segundo o boletim Ranking Mundial de Energia e Socioeconomia.