Contêiner produz alimentos frescos utilizando pouca água

À primeira vista, esse contêiner na imagem abaixo é um recipiente de transporte como qualquer outro. Mas, por dentro, há cerca de 2.800 pontos de plantio nos 30 m² disponíveis. Chamada CropBox, a pequena “fazenda móvel” gasta 90% menos água e usa 80% menos fertilizantes que a agricultura tradicional.

Criado por Ben Greene e Tyler Nethers, em parceria com a fabricante de estufas Williamson Greenhouses, o contêiner tem uma proposta simples: gerar uma grande quantidade de vegetais frescos durante todo o ano, sem usar pesticidas. Por isso, o interior da fazenda foi equipado com sistema de plantação hidropônica e de monitoramento via internet, com 18 sensores instalados na estufa.

Com os sensores, elementos do ambiente, como iluminação, temperatura do ar e da água e umidade podem ser controlados à distância. Por enquanto, o contêiner usa quase duas vezes mais energia no inverno do que uma estufa comum, mas os desenvolvedores estão procurando alternativas para reduzir esse número em 60%.

A fazenda móvel está sendo vendida por cerca de US$ 50 mil (R$ 162 mil), que podem ser pagos em dois anos e sete meses. Mesmo que o preço seja bastante alto, a empresa afirma que, dependendo do mercado, dos cultivos e da experiência do proprietário, o retorno financeiro deve chegar entre sete meses e três anos.

Via Planeta Sustentável