Cufa leva Uber a Heliópolis para melhorar mobilidade local

Por: Redação Comunicar erro

Uma parceria entre a Cufa (Central Única das Favelas) e a Uber, vai garantir o acesso da população da comunidade de Heliópolis à plataforma de mobilidade urbana.

O objetivo é desenvolver o empreendedorismo local e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade da comunidade.

A Cufa a Uber realizaram uma série de reuniões com lideranças e instituições de Heliópolis para entender as principais demandas da região.

Imagem ilustrativa mostra como será um dos Pontos de Encontro Uber

Foram identificadas inicialmente duas necessidades principais: melhorar a experiência das pessoas que querem utilizar o aplicativo e apresentar para os moradores novas oportunidades para geração de renda, seja dirigindo com a Uber, fazendo entregas ou empreendendo com o Uber Eats.

“Precisávamos de um parceiro que pudesse nos ajudar nesse projeto de levar oportunidades para as pessoas de Heliópolis de forma simples, colaborativa e inclusiva, e que ao mesmo tempo conseguisse nos ajudar a causar um impacto positivo sobre a mobilidade do dia a dia”, diz Celso Athayde, fundador da Cufa.

A parceria resultou em dois projetos piloto. O primeiro é diretamente ligado a mobilidade: para melhorar a experiência de quem solicita viagens a partir de Heliópolis, a Uber está criando quatro pontos de embarque em locais de fácil acesso e que ficam a, no máximo, 7 minutos de caminhada de qualquer local da comunidade.

Campanha publicitária vai usar talentos da própria comunidade

Nas rodas de conversa com representantes da comunidade, identificou-se que erros nos mapas digitais, aliados a ruas estreitas, faziam com que a experiência de pedir um carro na comunidade não fosse satisfatória.

“Inserimos no aplicativo uma tecnologia que orienta o usuário para os pontos de embarque, a partir do momento que ele solicita a viagem. Ele poderá escolher um dos quatro pontos no próprio aplicativo e caminhar até o local para encontrar o motorista parceiro”, conta Fabio Plein, gerente geral da Uber para São Paulo.

A segunda iniciativa deve acontecer em abril, quando a Uber vai realizar uma feira de empreendedorismo na comunidade. Na ocasião, a empresa vai levar outros parceiros como instituições financeiras, locadoras de veículos empreendedores e startups para ajudar os moradores a desenvolverem o seu lado empreendedor.

A Cufa e a Uber também decidiram realizar uma campanha em Heliópolis para ensinar as pessoas a utilizarem o novo serviço do aplicativo no local. Para isso, escolheram uma equipe toda formada por profissionais atuantes na região. Para o vídeo, que será veiculado nas redes sociais, o cinegrafista é Danilo Fajardo de Oliveira e para as peças gráficas, o fotógrafo é Tiago Costa.

Compartilhe: