Dispositivo de música para surdos dá prêmio a garoto de 14 anos

O Quem Inova apresenta, diariamente, o talento de crianças e adolescentes que conceberam as invenções mais interessantes, úteis e curiosas pelo mundo. Jonah Kohn, por exemplo, tinha 14 anos quando inventou um dispositivo de música para ajudar os deficientes auditivos.

Dispositivo de música para deficientes auditivos dá prêmio da Google Science Fair a Jonah Kohn, um aluno que tinha só 14 anos quando concebeu a invenção; reconhecimento ocorreu em 2012

A Good Vibrations (do inglês, Boas Vibrações) é uma ferramenta que permite que pessoas surdas ouçam sons e músicas por meio de vibrações.

“Esse experimento foi concebido porque aprendi que, ao colocar os dentes no violão, eu podia ouvi-lo independentemente do ruído”, explicou o menino. “Esse efeito, condução óssea, levou-me a estudar o som tátil. Eu concebi e fiz um dispositivo que filtra o som em faixas de frequência aplicadas a diferentes partes do corpo.”

Dispositivo de música para deficientes auditivos dá prêmio da Google Science Fair a Jonah Kohn, um aluno que tinha só 14 anos quando concebeu a invenção; reconhecimento ocorreu em 2012

Segundo o estudante, todos os deficientes auditivos que se submeteram a um teste apresentaram grande melhora ao ouvir música, com os melhores resultados em quatro usuários abaixo de 55 anos, com média de 93,5% de aumento ao longo da avaliação. “Mesmo os cinco usuários com menos de 65 anos apresentaram um ganho de 35%”, disse Kohn.

O projeto de Kohn ganhou o prêmio principal na Google Science Fair de 2012 –evento em que 15 finalistas mundiais de 13 a 18 anos criam seus projetos na sede da gigante da tecnologia, na Califórnia, para que juízes e o público em geral vejam. Para saber mais sobre o projeto Good Vibrations de Jonah Kohn, clique aqui.

Com informações do Mashable