‘Drone origami’ pode ser usado por equipes de resgate

Usando a técnica oriental de dobraduras de papel, cientistas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um quadricóptero, apelidado de “drone origami”, que pode ser dobrado e carregado dentro do bolso.

O drone tem as quatro hastes dobráveis, o que permite diminuir seu tamanho quando não estiver sendo usado. Além de caber no bolso, a invenção pode decolar em menos de um segundo, pois basta ligar seu motor e ele já está pronto para voar.

O “origami” pesa 36 gramas, mede 58 milímetros de lado quando dobrado e 160 milímetros com altura de 35 milímetros aberto. Devido às dimensões, ele é ideal para ser carregado por equipes de resgate em desastres. A aeronave pode ser transportada facilmente e tira fotos aéreas da área a ser explorada em poucos segundos.

As hastes do drone são de fibra de vidro recobertas por um tipo leve de poliéster. A decolagem é rápida por causa da força do acionamento dos rotores, que faz com que ele se abra em menos de 50 milissegundos. A invenção está em fase de protótipo e será apresentada na Conferência Internacional em Robótica e Automação, no próximo dia 25, em Seattle, nos Estados Unidos.

Assista ao vídeo:

Via O Globo