Dunkirk, na França, adota transporte público gratuito

15 cidades francesas têm catraca livre em suas redes de transporte público

Por: Redação Comunicar erro

Para combater o congestionamento de veículos, a poluição e outros desafios que afligem as cidades modernas, um número crescente de cidades francesas está optando por tornar suas redes de transporte público completamente gratuitas.

É o caso da cidade de Dunkirk, no norte da França, que, desde 1º de setembro, aboliu a tarifa de todos os ônibus que circulam no município e outras 17 cidades da região que compõem o CUD (Comunauté Urbaine de Dunkerque, ou Comunidade Urbana de Dunkirk).

Dunkirk, na França, adota transporte público gratuito

A medida vai impactar diariamente 200 mil pessoas –só em Dunkirk serão 90 mil. Os turistas também estarão isentos.

“Não apenas estamos redistribuindo o poder de compra, mas estamos nos livrando das desigualdades, proporcionando melhor acesso a empregos e instalações de lazer”, disse o prefeito Patrick Vergriete ao “Le Parisien”.

Mapa do transporte público de Dunkirk

Desde 2015, cidade francesa já oferecia transporte público gratuito aos finais de semana e feriados em caráter experimental. A medida foi uma promessa de campanha de Patrick Vergriete em 2014.

A prefeitura garante que não haverá aumento de impostos para cobrir a gratuidade no transporte público.

De acordo com o site da prefeitura, foram investidos 65 milhões para modernizar o sistema de transporte público. Além da aquisição de novos ônibus movidos a gás, foram criados novos corredores para agilizar a circulação dos veículos.

O dinheiro para implementar o projeto de mobilidade urbana, batizado de DK’Plus, veio da economia anual de 8,9 milhões feitos desde 2011.

Pioneira

A pequena cidade de Compiègne, perto de Paris, abriu o caminho em 1975 e, gradualmente, outras cidades maiores seguiram o exemplo. Hoje, ao todo, 15 cidades francesas têm catraca livre em suas redes de transporte público.

Os defensores do transporte público gratuito dizem que os esquemas incentivam as pessoas a usar o transporte público em vez de carros; que eles podem impulsionar a atividade econômica nos centros das cidades e que eles podem fornecer uma solução viável a longo prazo para as cidades livres de carros do futuro.

2ª Guerra

A cidade de Dunkirk foi palco de um dos momentos marcantes da Segunda Guerra Mundial. Mais de 400 mil soldados das tropas aliadas foram encurralados pelo Exército alemão nas praias da região e tiveram que ser retirados através do Canal da Mancha, em barcos com ajuda de civis.

O episódio ganhou às telas de Hollywwod e ganhou oito estatuetas do  Oscar este ano.

Compartilhe: