Empreendedor cria lavanderia ‘virtual’ que economiza 60% de água

Para ajudar a enfrentar a grave crise hídrica que afeta os Estados da região Sudeste do país a dica é mandar lavar a roupa suja fora de casa. Criada em 2013 pelo empreendedor paulistano Humberto de Andrade Soares, aLavadeira.com é um serviço por assinatura on-line que retira, lava, passa e entrega a roupa limpa na casa do cliente duas vezes por semana.

Para se ter uma ideia da economia de água, uma família média, com um casal e dois filhos em idade escolar, vai utilizar a máquina no mínimo três vezes por semana para lavar toda a roupa e gastar cerca de 120 a 130 litros de água por ciclo enquanto a industrial para 10 quilos gasta 70 litros por ciclo.

Humberto Soares criou a empresa pensando na praticidade no dia a dia dos clientes paulistanos

Se considerarmos um condomínio de 150 unidades, o gasto mensal com lavagem de roupa doméstica pode chegar até 1.440 litros de água para cada apartamento, o que daria um total de 216 mil litros para todo o condomínio.

Nas mesmas condições, com o sistema de lavanderias terceirizadas esse consumo, cai em cerca de 60% por apartamento, o que significa que o condomínio inteiro deixaria de consumir, para lavagem de roupas, 126 mil litros, baixando o uso de água na lavanderia de 216 mil litros para 90 mil litros — considerando uma adesão de 100% dos moradores.

Outra economia importante dentro deste cenário, é com produtos de limpeza para lavar a roupa, com a diarista para lavar e passar e com a energia elétrica.

Assinatura

Os clientes recebem as sacolas com as roupas em casa

Para ter acesso aos serviços por assinatura e a todas as facilidades que ele oferece, basta entrar no site, escolher um dos planos disponíveis ou mesmo montar um plano personalizado, se cadastrar e pronto, na mesma semana, o assinante já começa a utilizar os serviços.

A assinatura é sem fidelidade, fácil de desativar e reativar. aLavadeira.com controla cada peça por código de barras para garantir a qualidade e a entrega. Além disso, as embalagens/sacolas que transportam as peças, são lacradas e identificadas com os dados do assinante; as roupas só podem ser acessadas na central de processamento ou na casa do assinante. Isso leva segurança não só para o assinante, mas também para as portarias dos prédios que às vezes entregam e recebem as roupas quando o morador não está em casa.

O plano mais popular, equivalente a 20kg de roupa, custa R$ 195 por mês. A empresa atende dezenas de bairros na cidade de São Paulo.

Saiba mais: www.aLavadeira.com