Empresa cria sapatos com GPS para localizar idosos com demência

O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta de casa

Por: Redação |

Uma empresa japonesa desenvolveu sapatos com GPS planejados espacialmente para ajudar a localizar idosos com demência, que são capazes de se perder e não conseguir voltar para suas residências.

Chamado “GPS Dokodemo Shoes”, o calçado criado pela Wish Hills possui um localizador instalado no interior do pé esquerdo e permite mostrar a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores após inserir o número de identificação do terminal e uma senha.

Idosos
Crédito: DivulgaçãoOs sapatos com GPS custam  cerca de R$ 1 mil e estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos

O localizador é associado a um dispositivo para o qual envia notificações quando o idoso se afasta mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado.

O sistema também mostra a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar sua procura, entre outras funções.

Os sapatos custam  cerca de R$ 1 mil e estão disponíveis apenas no Japão, país em que praticamente 25% da população supera os 65 anos.

Compartilhe: