Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Estudantes do fundamental criam app de sucesso sobre o Pantanal

Estudantes do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo tiveram o desafio de desenvolver jogos que abordassem os biomas brasileiros, como o cerrado e a caatinga. Então, os alunos do quinto ano colocaram a mão na massa e fizeram sucesso com os aplicativos que criaram, um deles sobre o Pantanal.

Alunos do quinto ano de colégio de São Paulo criam app de sucesso sobre o bioma do Pantanal
Alunos do quinto ano de colégio de São Paulo criam app de sucesso sobre o bioma do Pantanal

Os garotos, que estudam na unidade Itaim da escola bilíngue Pueri Domus, na capital paulista, usaram o aplicativo TinyTap, que permite construir games sobre qualquer tema. Os apps ficam disponíveis não só para eles, mas para os colegas e para o público em geral.

O objetivo do colégio foi o de aprofundar os conhecimentos nas questões de ciências e introduzir os alunos na lógica da programação. Por meio dos jogos, os jovens aprendem de forma lúdica.

“Até a família pode se envolver –os pais podem jogar junto com seus filhos”, diz o professor Eduardo Cortez, coordenador de tecnologia educacional da escola. “É uma oportunidade de apresentar conceitos de forma inovadora na internet. E isso, na minha opinião, contribui para resultados pedagógicos mais relevantes”, acredita.

Alunos do quinto ano de colégio de São Paulo criam app
Alunos do quinto ano de colégio de São Paulo criam app

O game que tem como tema o bioma do Pantanal teve mais de 500 downloads. Outros jogos já foram desenvolvidos, sobre tópicos como turismo sustentável, monumentos históricos da cidade e biografias. Os apps já foram acessados mais de 8.000 vezes e tiveram mais de 1.070 downloads. Alguns estão começando a receber monetização do aplicativo.

“Para os alunos, poder construir seus próprios jogos e partilhar seu conhecimento com familiares e outros colegas é uma experiência muito rica”, afirma Cortez. “Os jogos criados pelos alunos tornam o momento de brincar uma excelente oportunidade de aprender”.