Escolas de SP fazem revista e seminário sobre inovação no ensino

Em 1997, um grupo de escolas públicas da zona sul de São Paulo iniciou um projeto de formação de professores, o Prove (Projeto de Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade de Ensino).

Capa da edição 2017 da revista Prove

A iniciativa foi motivada pela “alarmante situação da aprendizagem dos alunos das escolas públicas e as críticas frequentes a respeito do nível insuficiente de domínio, especialmente em relação à alfabetização, à língua portuguesa e à matemática”, contam alguns dos participantes do movimento.

O grupo contava com ajuda do poder público para o pagamento dos formadores e também para a edição de uma revista (veja aqui os exemplares anteriores). Em 2017, a verba foi cortada.

Assim, as escolas buscam apoio financeiro para as publicações da 16ª edição da revista “Prove” e da “Prove Livros” nº 8 e, ainda, para a realização do seminário do projeto.

Inovação no ensino

A revista registra as atividades realizadas pelos professores em formação durante o ano. É composta por artigos sobre inovação pedagógica, escritos por eles ao longo do ano, sob orientação de um formador especialista.

A publicação é distribuída sem custos aos participantes do seminário, que ocorre no mês de novembro de cada ano. Nos últimos 15 anos, a tiragem média foi de 1.500 exemplares.

Escolas de SP criam revista e seminário sobre inovação no ensino

As escolas participantes do Prove são EMEF Mauro Faccio Gonçalves Zacaria (organizadora da ação de crowdfunding), EMEF Carolina Rennó Ribeiro de Oliveira, EMEF Dezoito do Forte, EMEF Prof. Mario Marques de Oliveira e EMEF Marli Ferraz Torres Bonfim.

Saiba mais sobre datas e programação no site da campanha. As doações são esperadas para o primeiro semestre de 2018, mas as contribuições só podem ser feitas até o próximo dia 24. Caso você queira apoiar a ação, clique aqui.