Escolha uma causa e participe nesta terça do Dia de Doar

Eventos e mobilizações. Para celebrar e incentivar a cultura de doação, empresas, ONGs e sociedade civil preparam para amanhã, 2 de dezembro, iniciativas voltadas para várias causas.

O Dia de Doar é realizado mundialmente, em países como Estados Unidos, Espanha, Cingapura, Nova Zelândia, Canadá, Reino Unido e América Latina. Pelo segundo ano, é feito também no Brasil. E desta vez centenas de organizações planejaram iniciativas para incentivar doações.

A ONG Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), por exemplo, iniciará uma campanha de doação de árvores nativas da mata Atlântica, que serão plantadas ao redor do Sistema Cantareira, atualmente em crise.

Um coquetel no restaurante Mangiare é a proposta da ONG Banco de Alimentos. A renda dos ingressos, que podem ser adquiridos por R$ 100 pelo e-mail info@bancodealimentos.org.br, será revertida para a organização social.

Já a empresa e-smart suspendeu os brindes de final de ano e iniciou um “crowdfunding” para a fotógrafa Tina Gomes, 39 anos, que vive na Cidade Tiradentes, está desempregada e tem quatro filhos para cuidar, tornar-se fotógrafa profissional.

Cerca de 400 parceiros, como a Fundação Dorina Nowill, o Instituto Horas da Vida, a empresa Okena e o Rotary Internacional, devem desenvolver ações amanhã. A lista está disponível no site do Dia de Doar.

Quem quiser doar pode pesquisar no site ações ou instituições que aderiram ao movimento. ONGs e empresas também têm tempo de cadastrar sua causa na plataforma.

“Queremos incentivar outros tipos de doação, como a de tempo, por meio de voluntariado, e de sangue”, diz Marcelo Estraviz, presidente do Instituto Doar e membro do Movimento por uma Cultura de Doação, que coordena o Dia de Doar.

O movimento #GivingTuesday surgiu nos Estados Unidos como resposta a Black Friday e Cyber Monday, datas de megaliquidações nas lojas físicas e virtuais. Aqui, marca presença nas redes sociais com a hashtag #DiaDeDoar.

Celebridades como os atores Jessica Alba e Hugh Jackman aderiram ao movimento. No dia 26, o presidente americano Barack Obama publicou uma carta de apoio à campanha.

Por QSocial