Estudante quer substituir lentes de contato e óculos por LCD

Por: Redação |

Um projeto realizado por um estudante da Universidade de Leeds, na Inglaterra, quer transformar a tecnologia da televisão LCD em lentes de contato. Para isso, pesquisadores estão criando o acessório feito de cristal líquido, que focam automaticamente e assim corrigem problemas de visão.

A ideia da tecnologia é ajudar a população idosa que sofrem de presbiopia, também conhecida como doença da vista cansada.

Quem é diagnosticado com o distúrbio na visão passa a ter dificuldade em enxergar, quando chega perto dos 45 anos, uma vez que o cristalino do olho fica rígido, dificultando a regulagem do foco. É ai o conceito das lentes chamadas Mistry é aplicado. O produto de LCD seria flexível e regularia o foco de acordo com os músculos do olho.

O procedimento de implantação das lentes é imaginado como algo semelhante à uma cirurgia da catarata. Para criar as lentes, o estudante está trabalhando em conjunto com a empresa UltraVision CLPL.

A previsão é que Mistry produza um protótipo até 2018, quando ele termina seus estudos, e que o produto comece a ser utilizado em 2025.

Compartilhe: