Estudos comprovam que árvores salvam milhares de vidas por ano

Por: Redação Comunicar erro

Sabe-se que árvores ajudam a purificar o ar, mas até que ponto exato elas são benéficas ainda não foi comprovado. Iniciativas de plataformas como I-Tree e OpenTreeMap começaram a quantificar e medir os verdadeiros benefícios da natureza para a saúde e o meio ambiente.

O resultado é que, em 2010, todas as árvores dos Estados Unidos, salvaram 850 vidas e impediram cerca de 670 mil casos de problemas respiratórios graves, de acordo com pesquisas realizada pelas plataformas.

O estudo, publicado na revista “Environmental Pollution”, utilizou tempo e hora e o número de gases poluentes emitidos e comparou estes dados com a quantidade de árvores de cada cidade americana.

O resultado foi comparado com dados censitários para estimar o valor do efeito combinado na saúde com a remoção de quatro poluentes: dióxido de nitrogênio, ozônio, dióxido de enxofre e micro partículas.

Como a maioria das árvores são mais presentes em áreas rurais, os maiores efeitos na redução da poluição são registrados fora das áreas urbanas. Mas, na área da saúde, as árvores ajudaram as cidades americanas a economizarem cerca de R$ 10.5 bilhões em comparação com os R$ 4.95 bilhões das zonas rurais.

Compartilhe: