Ex-camelô abre segundo negócio após criar franquia de R$ 65 mi

Iniciativa é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

Após criar uma rede de franquias de estética com 180 unidades espalhadas pelo país e faturar R$ 65 milhões em 2017, a ex-camelô Luzia Costa expandiu os negócios. Com apenas um ano de funcionamento, a nova empresa lhe rendeu R$ 2 milhões no ano passado. Quem conhece seu passado, não poderia imaginar que um dia a mineira chegaria a uma conquista tão impressionante.

Ex-camelô abre seu segundo negócio de sucesso após criar franquia de R$ 65 milhões

Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.

Costa, que tem 38 anos, ampliou seus negócios para a Bolívia e para a Argentina e tem planos de chegar à Europa e aos Estados Unidos, de acordo com informações do site Universa. Mas ela já chegou a morar em uma casa de pau a pique no interior de São Paulo, depois de uma pizzaria que havia aberto e que estava indo bem ir à falência. “Não fazia ideia de que se você recebe R$ 2.000, R$ 1.500 são para manter a operação ativa”, conta. “Faltou administração. Eu misturei os bolsos e não separei as finanças do negócio e pessoal.”

A pizzaria veio depois que ela vendeu seus dois negócios anteriores: uma lanchonete e um boxe de venda de passagens dentro da rodoviária de Taubaté, no interior de São Paulo, para onde tinha se mudado com o marido –ela se casou com apenas 18 anos. Costa havia conquistado esses pontos com seu trabalho em um carrinho de lanches.

Ex-camelô abre 2º negócio de sucesso após criar franquia de R$ 65 mi

“Quebrei de um jeito que não tinha como me reerguer tão cedo”, afirma, relembrando o período da falência, quando ela já tinha um filho. “Foi uma época muito difícil, porém tudo isso me deu forças para querer sempre mais e o melhor para meu filho.”

Depois disso, ela ainda se dedicou ao comércio de tomate seco e de pirulito –produtos que ela fazia em casa. Em meio às vendas, descobriu um curso gratuito de massagem e começou a se dedicar profissionalmente à estética.

Mudou-se para Ubatuba, no litoral paulista, e começou a fazer massagens, unha, depilação e sobrancelhas. Reergueu-se, voltou para Taubaté e passou a atender gratuitamente funcionários da rede pública de ensino. Assim, ganhou notoriedade e, para a primeira franquia de sucesso, foi um pulo.

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