Exposição no Rio mostra trabalho de fotógrafos surdos

Por: Redação Comunicar erro

A comunicação vai muito além da fala, comprova a exposição “Por Contato”, que estreia na próxima terça, 26, no MAR (Museu de Arte do Rio). Todos os trabalhos que fazem parte da mostra foram produzidos por fotógrafos surdos pernambucanos ao longo de atividades desenvolvidas com arte-educadores do FotoLibras.

O projeto, pioneiro, é coordenado pelo Gema (Grupo de Educação e Mudança pela Arte), entidade sem fins lucrativos que conduz atividades educacionais e culturais com foco na inclusão visual. No FotoLibras, o grupo usa o conceito de fotografia participativa para capacitar surdos a documentar e divulgar percepções sobre o mundo.

“Há uma barreira comunicacional entre surdos e ouvintes e há muito estigma. Ela deveria ser entendida muito mais como um problema comum a todos, pois está entre esses dois mundos, mas na verdade sobrecarrega somente um dos lados”, afirma o fotógrafo Eduardo Queiroga, integrante do Gema e um dos curadores da exposição.

Segundo os organizadores, o ato de fotografar e a divulgação das imagens produzidas se transformam em ferramentas de diálogo e, também, de inclusão de pessoas com deficiência auditiva no circuito de produção cultural.

A exposição é gratuita e vai até 5 de julho. Na inaguração, a partir das 11h, haverá um bate-papo e o lançamento do catálogo da mostra.

*

SERVIÇO

Exposição “Por Contato”
Onde: MAR (Museu de Arte do Rio), na praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro
Quando: de 26/5 a 5/7. Visitas de terça a domingo, das 9h às 18h
Quanto: grátis
Informações: (21) 3031-2741 ou www.museudeartedorio.org.br

Compartilhe:

Tags: #Mar