‘Feira livre’ de orgânicos é aberta no centro de São Paulo

O Instituto Feira Livre acaba de abrir uma unidade no centro da capital paulista com a intenção de oferecer produtos orgânicos e agroecológicos a preço de custo, ajudando a agricultura familiar e pequenos produtores.

‘Feira livre’ de orgânicos é aberta no centro de São Paulo

O espaço está funcionando desde dezembro do ano passado. No Feira Livre, é possível encontrar itens como bebidas naturais e alcoólicas, grãos, cafés e laticínios pelo valor contido na etiqueta –ou seja, o que foi pago para o produtor. Ali também há uma mercearia e um café.

Os produtos são pesquisados e adquiridos preferencialmente com agricultores familiares. É promovido, ainda, o “pegue e leve”: os clientes podem pegar de graça alimentos próximos do fim da validade.

Todos os custos operacionais para manter o local são listados e exibidos para o público. O instituto pede doações para quitar despesas como aluguel, fretes, salários, impostos e taxas. A contribuição ainda não atingiu um valor fixo, mas por enquanto é de 35% sobre o valor de cada produto. Essa doação não é obrigatória, mas é solicitada para os consumidores no momento da compra.

‘Feira livre’ de orgânicos é aberta no centro de São Paulo

Para que o projeto saísse do papel, a ONG conseguiu R$ 46.327 de R$ 45.000 pedidos por meio de um financiamento coletivo na internet.

O novo espaço de orgânicos fica na rua Major Sertório, 229, na República –perto do Copan, da Praça Roosevelt e do Minhocão. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h.