Fotógrafo brasileiro vai expor retratos inusitados em Veneza

Claudio Gatti é conhecido por retratar empresários totalmente fora do seu ‘habitat natural’

Depois de expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, em 2017, o fotógrafo brasileiro Claudio Gatti agora vai levar suas fotos irreverentes de empresários à Bienal de Veneza.

O convite partiu da Saphira & Ventura Gallery, com sede em Nova York (EUA), e comandada pelos marchands brasileiros Alcinda Saphira e Louis Ventura.

O fotógrafo mogiano Claudio Gatti vai expor seu trabalho na Bienal de Veneza, na Itália

“Gatti, seu trabalho moderno, com muita criatividade e personalidade, poético no segmento de retratos e com certa espontaneidade. Você capta na essência a personalidade dos empresários com muita maestria quando desenvolve suas séries de retratos. Suas fotografias são esteticamente bem elaboradas, têm um conceito atual com muito potencial”, diz o convite recebido pelo fotógrafo brasileiro.

Alexandre Frankel, presidente e dono construtora Vitacon
Créditos: Claudio Gatti
Alexandre Frankel, presidente e dono construtora Vitacon

A Bienal  de  Veneza  é,  há  mais  de  120  anos,  uma  das exposições de arte de maior  prestígio  no  mundo. Fundada em 1895, a Bienal tem hoje um público de mais de 500.000 visitantes na Exposição de Arte.

Luciano Hang, do dono da rede de lojas Havan
Créditos: Claudio Gatti
Luciano Hang, do dono da rede de lojas Havan

Gatti vai expor fotos de sete personagens (veja todos na galeria abaixo) na Arte Spazio Tempo entre os dias 2 de junho a 30 de julho, dentro da programação da 58º edição da Bienal de Veneza, que vai de 11 de maio a 24 de novembro.

Fotos irreverentes

Com mais de 15 anos de profissão, Claudio Gatti é conhecido por retratar empresários em situações inusitadas e totalmente fora do seu ‘habitat natural’: o escritório.

Dono de um olhar singular, o trabalho do fotógrafo mogiano quebrou paradigmas num setor altamente formal.

São fotos já estamparam capas de renomadas revistas brasileiras, como “IstoÉ Dinheiro”, “Veja”, “Quem”, “Caras”, entre outras.

“Na maioria das vezes tenho pouco tempo para fazer a foto. Então procuro fugir do convencional para construir a imagem. Eles [os empresários] sempre topam e gosto do resultado final ”, diz Gatti.

Conheça mais o trabalho do fotógrafo Claudio Gatti no site www.gattifotografo.com.